Receita Federal: envio de documentos de Unaí passa a ser digital

Mais rapidez e mais economia. Com esse propósito, a Prefeitura (por meio da Secretaria da Fazenda) e a Receita Federal acertaram os ponteiros para Unaí ser o primeiro município de Minas Gerais a utilizar o processo digital. Os documentos que precisam ser entregues na agência da Receita Federal, em Paracatu, não são mais transportados (diariamente) por um motorista da Prefeitura. Desde terça-feira (21/2), houve mudança no procedimento de envio da demanda unaiense. Agora, os documentos são escaneados – digitalizados – no Posto Avançado de Unaí (cujo atendimento é feito por servidores municipais) e encaminhados a Paracatu via online, pela internet.

Na gestão passada, a Prefeitura deixava veículo e motorista à disposição para, todos os dias (às 7h), levar a demanda até Paracatu e trazer a "resposta" do dia anterior. Chegou-se a rodar cerca de 4.000 quilômetros por mês. Na atual gestão, a fim de reduzir gastos, o motorista passou a ir duas vezes por semana, estourando três vezes em casos excepcionais.

Desde que assumiu em janeiro, a administração unaiense busca uma alternativa mais barata, rápida e viável para o serviço que demanda a Receita. A resposta a essa busca resultou no projeto piloto em Minas do processo digital (de entrega de documentos), Unaí se destacando como pioneiro.

O secretário municipal da Fazenda, Nilton Garcia, explica que o Posto Avançado da Receita Federal de Unaí continua sendo a referência para intermediar a demanda de serviço entre os contribuintes e a agência em Paracatu.

"A demanda que o contribuinte não consegue resolver de casa, pela internet, ele deve procurar o Posto Avançado na Secretaria da Fazenda", afirmou, acrescentando que a tramitação dos documentos deve ganhar rapidez e gerar mais economia para o município. "Evita gastos com manutenção do veículo, com combustíveis e com o tempo do motorista", esclarece o secretário.

O Posto Avançado da Receita Federal funciona na Secretaria Municipal da Fazenda (Rua Calixto Martins de Melo, 239). Para mais informações, ligar 3677-4880/3677-5511/3677-5510.

postavan 0001
O Posto Avançado da Receita Federal funciona no prédio da Secretaria da Fazenda