Prefeitura paga servidores nesta sexta (28/9)

Os R$ 7,9 milhões para pagamento da folha salarial de setembro dos servidores da Prefeitura já estão garantidos. Mais uma vez a Administração Municipal paga o funcionalismo dentro do mês trabalhado, porém o prefeito José Gomes Branquinho explica que é preciso "rapar o caixa da Prefeitura", a fim de manter esse pagamento em dia. O caixa poderia estar um pouco mais folgado, se o município recebesse o crédito que tem com o Estado, que este mês está batendo na casa dos R$ 20 milhões.

Dentro desse montante devido pelo Estado, o prefeito lamenta a falta de repasses do dinheiro do Fundeb, principalmente para auxiliar no pagamento de professores. "Estamos tendo de tirar do cofre geral da Prefeitura, para cobrir o que devia ser obrigação do Estado com a Educação", ressalta.

Ele lembra também que, dentro dos R$ 20 milhões devidos pelo Estado, o débito com a saúde unaiense passou dos R$ 12 milhões este mês. Continuam retidos pelo Estado, e acumulando, recursos de ICMS, transporte escolar, IPVA e piso da assistência social.

"Hoje a Prefeitura não tem dinheiro sobrando em caixa, mas também não tem conta atrasada", observa o prefeito Branquinho. "Quem presta serviço ou vende para a prefeitura, recebe em dia", ressalta. Mas, ele esclarece que para manter a normalidade financeira, a Administração Municipal está promovendo continuamente os "ajustes necessários".

"Não está dando para fazer grandes obras, mas estamos conseguindo manter a normalidade. Estamos mantendo a certeza que as pessoas têm de que quando vendem para a prefeitura, recebem", ressalta o prefeito. Quando a Administração Municipal assumiu a PMU em 2017, ele lembra, herdou uma dívida de R$ 50 milhões. Foi quitada.

dindin 0001