Prefeitura e Rotary Kids lançam projeto Revitalização e Repovoamento do Rio Preto

A ideia da Revitalização e do Repovoamento do Rio Preto nasceu no Rotary Kids e ganhou corpo na Secretaria Municipal de Educação, onde foi expandida para um projeto maior. Na tarde desta segunda-feira (2/10), os proponentes passaram um exemplar do projeto às mãos do prefeito José Gomes Branquinho. Além do plantio de mata ciliar e repovoamento do rio com alevinos, o projeto prevê caminhadas de sensibilização, panfletagens educativas e palestras de conscientização nas escolas. O projeto será executado em novembro.

O objetivo central é o replantio da mata ciliar e o repovamento do rio com alevinos. Mas com a ajuda da Semed, o projeto foi encorpado, e prevê caminhadas pelas ruas da cidade e palestras nas escolas, para sensibilização e conscientização da necessidade de medidas de proteção e cuidados com o Rio Preto. O rio é um importante patrimônio natural e o principal manancial unaiense. É dele que o SAAE capta a água que é tratada e distribuída para a população local.

E para percorrer as escolas de Unaí e difundir o projeto "de criança para criança" foi escalada a presidente do Rotary Kids, Isadora Couto. Isadora é aluna do Colégio Athos e idealizadora do projeto. "Tenho percebido o rio Preto muito poluído. Vejo peixes mortos boiando. As matas destruídas nas margens do rio. Daí veio a ideia de lutar para proteger o rio. O ativista não é aquele que fala, mas aquele que faz", afirma Isadora, que disse ter certeza que "o projeto funciona quando criança fala para criança".

Para alcançar os objetivos delineados em conjunto, a Secretaria Municipal de Educação vai oferecer toda a logística de transporte e empréstimo de equipamentos, organização de palestras nas escolas e elaboração de cartilhas informativo-educativas para distribuição nas ruas e nas escolas.

Ações

As palestras do projeto serão abertas no dia 1º de novembro na Escola Municipal Jovelmira Vasconcelos e a conclusão será no Colégio Athos, dia 13 de novembro. Serão contempladas ainda a Escola Municipal Glória Moreira (6/11), a Escola Municipal Dr. Israel Pinheiro (7/11), a Escola Estadual Manoela Faria Soares (8/11), a Escola Estadual Teófilo Martins (9/11) e o Colégio do Carmo (10/11).

Nos dias 4, 11, 18 e 25 de novembro estão previstas caminhadas e panfletagens de orientação e conscientização da população em geral.

Para o dia 30 de novembro está previsto o concurso de frases, e a culminância do projeto será no dia 2 de dezembro, com ações de limpeza do Rio Preto, plantio de mudas de árvores e soltura de alevinos.

Para o desenvolvimento geral do projeto, a Semed e o Rotary Kids contam com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual de Florestas, meios de comunicação (TV, Rádio, portais, sites e blogs diversos) e direção do Colégio Athos.

kidss 0002
Membros do Rotary Kids e da Secretaria de Educação foram apresentar o projeto e entregar
um exemplar ao prefeito Branquinho

kidss 0001