Educação quer pessoal preparado para enfrentar emergências e efetuar primeiros-socorros nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação propôs e o Corpo de Bombeiros topou a parceria. Escolas da rede pública municipal de ensino, urbanas e rurais, receberão palestras e treinamentos básicos para enfrentar situações de emergência e preparar ações de primeiros-socorros. A capacitação básica terá como público-alvo professores, monitores e auxiliares que atuam nas unidades escolares. A palestra de abertura está prevista para ocorrer no Centro de Educação Infantil Aquarela, no Novo Horizonte, dia 16 de abril, a partir das 7h30.

De acordo com o secretário municipal Geraldo Magela da Cruz (Educação), o objetivo da ação é dotar as unidades escolares de equipamentos básicos de segurança, como extintores de incêndio, placas de sinalizar (escadas, saídas, rampas) e elaborar um plano mínimo de combate a incêndios e de enfrentamento de situações de pânico, como ocorrido em creche do município de Janaúba, norte de Minas, onde um vigia ateou fogo em uma creche e provocou tragédia com mortos e feridos, entre os quais dezenas de crianças atendidas pela unidade. A tragédia ocorreu em outubro de 2017.

Ações de controle de pânico, reações a ocorrências emergenciais (como um curto-circuito e início de incêndio, por exemplo), domínio na utilização de equipamentos, como extintores de incêndios (variados tipos) e técnicas de primeiros-socorros estão entre os conteúdos que deverão ser assimilados, para aplicação prática dentro das creches e outras unidades escolares.

Pelo menos dez unidades educacionais da rede municipal vão receber os bombeiros militares neste mês de abril.

cbedu 0001