Primeiros-socorros nas escolas: Corpo de Bombeiros começa Ciclo de Palestra pela CEI Aquarela

O Centro de Educação Infantil Aquarela, no bairro Novo Horizonte, foi a primeira unidade escolar a receber um agente do Corpo de Bombeiros Militar, para o ciclo de palestras sobre primeiros-socorros. Na manhã desta segunda (16/4), cerca de 30 servidores – entre professores, monitores e serviços gerais do turno da manhã – acompanharam as dicas do militar. A CEI Aquarela atende 360 alunos.

Em pouco mais de uma hora, sargento Jeferson deu importantes dicas sobre como prevenir ou, em caso de acidente, como lidar com queimaduras, sangramento no nariz, choque elétrico, cortes e ferimentos, quedas, asfixia, batida de cabeça, afogamento, convulsão, engasgamento, entre outras ocorrências passíveis de vitimar crianças.

Além das dicas constantes da palestra, o militar facilitou a interação com o público presente, permitindo que servidoras contassem suas experiências com acidentes infantis em casa e na escola, e tirassem dúvidas sobre como prestar (da melhor maneira) os atendimentos de primeiros-socorros. Ele também informou as circunstâncias em que o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193. E, em caso de urgências e emergências, o que deve ser feito, enquanto se espera a chegada dos militares socorristas.

Neste mês de abril, a palestra será ministrada em pelo menos dez escolas municipais. Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, essa é apenas uma etapa do projeto.

"É um teste para avaliarmos a aceitação e o entendimento dos profissionais da educação". Se aprovado, explica o secretário, o projeto será "ampliado e melhorado" com aulas práticas de primeiros-socorros, enfrentamento de pânico e situações de risco. A expectativa é beneficiar todas as escolas da rede municipal.

soss 0003

soss 0002