Educação: Prefeitura quer ênfase na construção de creches

A proposta da Administração Municipal é chegar ao final do mandato (2020) com cinco novas creches funcionando. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já tem recursos assegurados para as creches dos bairros Mamoeiro, Cidade Nova e distrito de Garapuava. E busca captar recursos para a construção de outras duas: no Divineia e no Riviera Park.

A previsão da Semed é que a creche do Cidade Nova esteja pronta e já funcionando em 2017. Já para as creches do Mamoeiro e Garapuava, a previsão de conclusão e funcionamento é para 2018. Com relação às creches do Divineia e do Riviera Park, a administração unaiense buscará os recursos no Governo Federal.

De acordo com o secretário Geraldo Magela da Cruz (Educação), a creche do Divineia é uma das prioridades, em razão de a região ser populosa e não possuir uma creche. A ideia é construir a unidade em terreno pertencente à Prefeitura (garagem), ao lado da Escola Estadual Delvito Alves. O objetivo é executar o projeto a partir de meados de 2018. O secretário já esteve no local com engenheiros, fazendo a medição da área.

Novas construções e reformas

A Semed também pretende construir uma nova creche Ursinhos Carinhosos, que deverá ser erguida no Loteamento do Zé Pedro. A unidade será construída em área livre de alagamentos, e o departamento de engenharia já está concluindo o projeto.

Há ainda projeto da Secretaria de Educação para ampliação do Pré-Escolar Neném Gaya, com criação de refeitório, área de lazer e quadra poliesportiva, e ampliação do Centro de Educação Infantil Aquarela, onde serão construídas novas salas de aula e quadra poliesportiva.

Para essas intervenções, serão utilizados recursos próprios da Semed. Geraldo Magela explica que os recursos vão resultar da "boa gestão", que compreende economia nos aluguéis, remodelação do transporte escolar e realinhamento da dinâmica das escolas.

crechprim 0001
Creche do Proinfância no bairro Primavera: Prefeitura quer outras cinco