Educação começa a distribuir 7,5 mil cestas básicas para alunos da rede municipal

Até a tarde dessa quinta-feira, 17/6, a Secretaria Municipal da Educação de Unaí (Semed) havia distribuído 6.812 das 7.500 cestas básicas à disposição dos alunos da rede municipal de ensino no bimestre junho/julho. Cada aluno tem direito a uma cesta. Se uma mesma família tiver três filhos na rede municipal, serão três cestas distribuídas àquela família.

Desde que as aulas presenciais foram suspensas, em razão do surgimento da pandemia do novo coronavírus em março do ano passado, iniciou-se uma mobilização para distribuir os alimentos. Foram montados kits alimentação, em quantidade correspondente ao número de alunos matriculados na rede pública municipal. A ideia inicial fora entregar para a família o kit correspondente à quantidade de alimentos a que aluno teria direito na escola.

"Com as aulas suspensas à época, o governo federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), determinou fosse feito um cálculo de quanto um aluno consome diariamente, transformasse isso em kit alimentação e entregasse às famílias", explica o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz.
"A Prefeitura de Unaí optou por entregar uma cesta básica completa. Não justifica entregar apenas parte do que um aluno consome", emenda o secretário.

"A Prefeitura escolheu comprar a cesta já montada, porque rende mais do que comprar item por item e montar a cesta", conta Geraldo. Os pais recebem o aviso em casa para o dia em que devem retirar a cesta na escola onde o aluno estuda. De acordo com o secretário, a distribuição é feita de forma a não causar aglomerações.

Itens como arroz, feijão, açúcar, macarrão, extrato de tomate, leite em pó, fubá, óleo de soja e biscoito compõem a cesta básica. Para retirar a cesta, pai, mãe ou responsável devem apresentar documentação comprobatória de vínculo familiar com o aluno.

TODAS AS ESCOLAS VÃO RECEBER

O secretário Geraldo garante que todas as unidades municipais de ensino vão receber a cesta básica para distribuição aos alunos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Para a distribuição dos alimentos neste bimestre, o município adquiriu 7.615 cestas básicas ao preço total de R$ 444,7 mil, compra feita no dia 25 de maio. A Secretaria Municipal de Educação deve prestar contas de toda a movimentação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Ministério da Educação.

Antes, porém, toda a documentação deve ter aprovação prévia do Conselho Municipal da Alimentação Escolar. O conselho, que acompanha a compra e verifica a qualidade dos alimentos, a destinação para as escolas e a prestação de contas, é formado por nutricionista da Semed, professores e servidores das escolas, pais de alunos, alunos maiores de idade, sindicatos e cooperativas.

cestedd 0004

cestedd 0003