Educação Municipal prepara retorno das aulas presenciais: escolas urbanas em 9/8, escolas rurais em 23/8

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino está previsto apenas para os alunos de 4 anos de idade ou mais. Num primeiro momento, o aluno vai à escola dia sim, dia não. Isso porque as aulas retornarão num sistema híbrido (on-line e presencial), ou seja, metade dos alunos vai à escola num dia, a outra metade vai no outro. Por enquanto, o aluno não é obrigado a voltar à sala de aula, ficando facultado aos pais ou responsáveis essa escolha. Para os alunos que continuarem em casa, a escola cede uma apostila para atividades teóricas e práticas, com exercícios de fixação de conteúdos que serão corrigidos pelos professores. Para as creches, no entanto, não há previsão de retorno das atividades.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, afirma que esse retorno será possível com observância de todos os protocolos de segurança sanitária, como distanciamento entre os alunos em sala de aula e outras dependências da escola, uso de máscara, higienização constante das mãos com álcool em gel, assepsia dos espaços e superfícies nas escolas, e outras medidas de proteção.

A fim de treinar todo o corpo escolar para essas medidas, o retorno de educadores e demais servidores da escola será antecipado em uma semana. De 2 a 6 de agosto, o ambiente escolar será preparado para receber os alunos. "Precisamos treinar, aprender, porque ninguém no ambiente escolar está preparado para lidar com a pandemia", justifica Geraldo Magela. "Vamos fazer o possível para melhor acolher os alunos, professores e servidores das escolas".

No meio rural, o retorno das aulas presenciais é previsto para 23 de agosto. O prazo maior para retorno, explica o secretário de Educação, é devido à necessidade de contratação de serviços gerais para as unidades rurais e à preparação do transporte escolar, cujos ônibus precisam passar por vistoria técnica e ajustes para adequação aos protocolos sanitários.

A volta dos alunos à sala de aula resulta de decisão do Gabinete do Prefeito, tomada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19. O avanço de Unaí para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente, que prevê a retomada segura e gradual das mais diversas atividades, reforça a justificativa. "Os alunos precisam voltar, porque já houve muita perda didático-pedagógica, e muitos dependem também da alimentação escolar", avalia o secretário.

auvoltaa 0001