Cadastramento Escolar 2021: inscrições pela internet até 11/12

O aluno só terá a vaga garantida na escola pública mais próxima de sua residência se estiver cadastrado. Quem perder o prazo corre o risco de estudar mais distante de casa. O Cadastramento Escolar 2021 vai de 16 de novembro a 11 de dezembro e deverá ser feito pela internet, no endereço eletrônico www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

Pais ou responsáveis legais com dificuldade de acesso a computadores ou a recursos digitais podem procurar ajuda em qualquer escola estadual ou municipal de Unaí e fazer o cadastramento do aluno. A Semed - Secretaria Municipal de Educação (rua Natal Justino da Costa, 682) também está pronta para ajudar nas inscrições.

QUEM DEVERÁ SE CADASTRAR

- Alunos com seis anos de idade completos (ou que vão completar até 31 de março de 2021) e que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental;

- Alunos da rede particular que serão transferidos para rede pública de ensino;

- Os que haviam deixado a escola e estão retornando aos estudos;

- Alunos que estão concluindo o nono ano do fundamental e vão ingressar no ensino médio;

- Alunos com deficiência, que devem ser declarados no cadastro, para acompanhamento especial.

QUEM NÃO CADASTRAR NO PRAZO

Quem deixar de fazer o cadastro escolar dentro do prazo (16/11 a 11/12) não terá a garantia da vaga na escola mais próxima de sua residência. "Se o responsável por cadastrar o aluno/candidato perder o prazo, ele vai ter de aguardar uma vaga remanescente e poderá estudar numa escola mais distante de casa", explica Nara Lepesqueur, servidora da Semed responsável pelo registro das escolas municipais e inserção dos alunos na plataforma digital (Sucem) da Secretaria de Estado da Educação.

Nara ressalta que os pais (ou responsáveis) por alunos do último período do ensino infantil e do nono ano do ensino fundamental, maior segmento do cadastro, já foram avisados por grupos de WhatsApp, para não perderem o prazo. Antes mesmo da divulgação oficial (rádio, TV, internet, mídias sociais), o anúncio lembrando os pais do período do cadastramento já vinha sendo repassado nos grupos de mensagens que reúnem escola e comunidade escolar.

Outras informações, ligar na semed: 3677-4990.

cades 0001