Educação Municipal quer formar alunos empreendedores

Empreendedorismo, grosso modo, é a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios, enfim é a iniciativa de ter um negócio próprio. E é com o objetivo de ofertar aos alunos da rede pública municipal de ensino (1º ao 9º ano) a Educação Empreendedora, que a Secretaria Municipal de Educação de Unaí firmou convênio com o Sebrae. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, detentor do conhecimento, vai capacitar professores para repassarem o conteúdo da disciplina aos alunos.

"A ideia é criar a cultura do empreendedorismo nas escolas municipais, formando uma geração de empreendedores que saibam ganhar e gastar bem o dinheiro. E, principalmente, que saibam cooperar para uma sociedade melhor", explica o secretário municipal de Educação, professor Geraldo Magela da Cruz, um entusiasta do programa.

O Educação Empreendedora conta ainda com a parceria do Sicoob Noroeste de Minas, que será um agente financiador do projeto. Geraldo afirma que a Cooperativa de Crédito, com sede em Unaí, "possui uma cota-parte que pode ser destinada à educação e à responsabilidade social. Recurso que deve ser usado, por exemplo, para a compra ou confecção de material didático, em benefício de professores e alunos do programa".

REALIDADE DO ALUNO

As aulas de empreendedorismo serão adaptadas ao contexto do aluno unaiense, para melhor compreensão e aplicação prática. Ainda que a disciplina seja extracurricular, será ministrada dentro do horário regular das aulas. "Tem espaço pra isso", garante o secretário, que diz aguardar 100% de adesão dos alunos.

PROFESSORES DISSEMINADORES

Os professores que passarão pelos módulos de qualificação do Sebrae para ministrarem as aulas são os que se interessaram. "Abrimos para toda a rede, para professores de todas as disciplinas que se interessassem", afirma Geraldo. Alguns professores foram convidados "por possuírem boa capacidade de comunicação e didática".

Para instituir um calendário ou cronograma de ações, no entanto, a Semed terá de aguardar a passagem da onda da pandemia do novo coronavírus. Nesse período, os alunos permanecem em casa, sem perspectiva de retorno às classes escolares.

cule 0001