7 de Setembro: desfile foi acompanhado por mais de 10 mil pessoas

Entre 10 mil e 12 mil pessoas foi o público calculado pela Polícia Militar durante o desfile de 7 de Setembro, realizado no sábado (7/9), das 8h às 11h15, na avenida Governador Valadares (entre a praça da Matriz e a rua Celina Lisboa). Esse público pôde assistir a mais de 40 apresentações que envolveram escolas, faculdades, entidades, clubes de serviços, associações e forças de segurança pública. O tema do desfile foi "Seja a inspiração: humanizar é a nossa missão". O desfile foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com a parceria de todas as Secretarias Municipais. Durante a abertura oficial, o prefeito José Gomes Branquinho chamou a atenção para a necessidade de humanizar as relações interpessoais, humanizar o tratamento com os outros, humanizar a prestação do serviço público e olhar sempre para o coletivo.

"Obra nenhuma tem sentido – construções, pontes, mata-burros, escolas –, nada disso tem sentido, se não for para fazer bem para as pessoas", afirmou o prefeito, em pronunciamento, chamando atenção para a avenida, colorida de verde e amarelo, e evocando o sentimento patriótico aflorado pela data comemorativa. Em outra intervenção, Branquinho chamou a atenção para a necessidade de "equilíbrio e moderação" em todos os atos da vida de um governo e do poder público. "Temos feito um grande esforço para governar para todos, governar sem olhar só para a direita ou só para a esquerda, procurando sempre o equilíbrio e a moderação".

O desfile começou depois das 8h, aberto pela Banda Municipal Lira Capim Branco, e na sequência acompanhada pelas forças de segurança pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo). As escolas desfilaram com base em subtemas propostos pela Secretaria de Educação.

As fanfarras escolares representaram uma atração à parte. Foram cerca de 10 fanfarras que deram o tom do desfile e brindaram o público com seu som ritmado e vibrante. Como as fanfarras são um dos pontos altos dos desfiles escolares de 7 de Setembro, a novidade deste ano foi a apresentação da fanfarra mirim, composta por crianças da pré-escola que estão sendo preparadas para fazer o futuro dos desfiles unaienses.

desfi7 0005
O público prestigiou as mais de 3 horas de desfile

desfi7 0004
O palanque oficial contou com a presença de autoridades civis e militares