Educação distribui livros de “reforço escolar” para alunos e professores da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou a distribuição de livros do programa "Aprova Brasil" nesta quinta-feira (15/8). Até sexta, alunos do 2º ao 9º ano, bem como professores de matemática e português receberão o material nas escolas municipais. São livros paradidáticos que serão utilizados em sala de aula para fortalecer a relação ensino-aprendizado de português e matemática e, entre outras metas, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal de ensino unaiense. O Ideb foi formulado pelo Ministério da Educação, em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. De acordo com a Semed, o Ideb de Unaí caiu em 2014, por isso a Administração Municipal vem fazendo gestões e aderindo a programas para recuperar o índice.

Com a adoção do novo programa, os alunos poderão levar os livros para casa (são deles), a fim de reter e reforçar o conteúdo aprendido, diferentemente do que ocorre com os livros didáticos, que ficam nas escolas. A aquisição dos livros do Aprova Brasil só foi possível graças ao empenho da Semed, que se habilitou a conseguir o benefício, encaminhou o pedido, montou o projeto, juntou a documentação e justificou a alocação de R$ 500 mil no Ministério da Educação, para a compra do material. O pedido podia ser aprovado, ou não, pelo MEC. Foi aprovado. A Prefeitura realizou a licitação, que apontou a Editora Moderna como fornecedora dos livros. Além de fornecer o material, a editora fará encontros de capacitação dos professores que trabalharão os conteúdos em sala de aula e ainda disponibilizará uma plataforma de tutoria on-line para consultas e esclarecimento de dúvidas.

Entre as ações que miram a recuperação do Ideb, a Semed aderiu ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), com atividades que visem (entre outras metas) melhorar os padrões de leitura e escrita de crianças até oito anos de idade. O PIP trata da requalificação de professores, aulas de reforço escolar, acompanhamento e orientação dos alunos, entre outras atividades. Agora, com o reforço do Avança Brasil, a expectativa é que os índices unaienses sejam melhorados na educação básica. "Será um apoio importante, um trabalho diário que teremos de fazer em sala de aula para corrigir a defasagem do aluno", atestou a diretora Maria José de Camargos Reis, da Escola Tomaz Pinto da Silva, no bairro Mamoeiro, unidade com cerca de 620 alunos escolhida pela Semed para fazer o lançamento do programa e a entrega simbólica dos livros.

A convite do secretário municipal Geraldo Magela da Cruz (Educação), o prefeito José Gomes Branquinho e o vice, Waldir Novais, participaram da entrega dos primeiros livros do Aprova Brasil. Foram escolhidos cinco alunos de cada sala de aula do 6º ao 9º ano para receber o material, juntamente com os professores de português e matemática.

Em sua fala pública dirigida ao pessoal da Escola Tomaz Pinto, o prefeito explicou que o programa é nacional, vai beneficiar as escolas municipais de Unaí, mas que não são todos os municípios brasileiros que conseguem viabilizar o recurso e os benefícios adjuntos. "Tem toda uma burocracia que, graças à eficiência da equipe da Secretaria de Educação, conseguimos superar". Para os alunos, Branquinho dirigiu a seguinte mensagem: "Façam bom uso desses livros. Se vocês não usarem bem, nada disso faz sentido, o poder público estará jogando dinheiro fora. Aproveitem bem o conteúdo e aprendam o máximo que puderem".

livr1 0004

livr1 0005