7 de Setembro: “humanização” será tema de desfile da Independência

Trinta e cinco escolas e entidades unaienses desfilam pela avenida Governador Valadares em comemoração aos 197 anos do aniversário de Independência do Brasil. Desde maio, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem cuidando dos preparativos para o evento. Neste ano, o tema do desfile é "Seja a inspiração: humanizar é nossa missão". A valorização do ser humano ficará patente durante o desfile, que este ano focalizará muito mais as pessoas e muito menos os carros, as motos e as "coisas". A Semed terá o apoio de todas as Secretarias Municipais na realização do evento.

"Estamos vivendo uma época em que se esquece o valor das pessoas, o pessoal está valorizando mais as coisas e as situações", justifica o coordenador-geral do Desfile 2019, Pedro Celestino Pereira, ao ser perguntado sobre o porquê do tema proposto. O tema foi sugerido antes mesmo do mês de maio, quando começaram as primeiras reuniões da comissão formada na Semed para organizar o desfile de 7 de Setembro.

Foi o próprio secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, quem propôs o tema. A frase "seja a inspiração", segundo ele, vem de um tema explorado neste ano pelo Brasil Rotário. O complemento "humanizar é a nossa missão" surgiu com base em observações pessoais e do grupo, conforme ele explica. "Estamos muito tecnológicos, muito materialistas. Estamos esquecendo de cuidar das pessoas. Então, estamos precisando voltar a valorizar as relações humanas, o encontro entre as pessoas".

E no afã de valorizar as pessoas e fortalecer o vínculo das relações humanas, o desfile deste ano contará com menos carros, menos motos e menos "coisas" na avenida. O foco principal estará nas pessoas. Cada escola ou entidade terá cerca de dez minutos para desfilar e chamar a atenção para a proposta de "sensibilizar pessoas a serem inspiradoras para outras pessoas".

A movimentação na avenida está prevista para o sábado, 7 de setembro, no período das 7h às 11h. O desfile será aberto oficialmente pelo prefeito José Gomes Branquinho por volta das 7h45. Do palanque oficial (instalado no encontro da Governador Valadares com a Celina Lisboa), prefeito e autoridades vão assistir à Banda Municipal Lira Capim Branco executar o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Independência do Brasil e o Hino Municipal de Unaí.

A mesma Banda Municipal abre o desfile, depois das 8h, puxando os órgãos de segurança do Estado: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo. Na sequência, a população poderá acompanhar uma a uma, as mais de 30 escolas e entidades unaienses. Cerca de 10 fanfarras escolares ajudam a abrilhantar a apresentação.

Banheiros químicos e bebedouros estarão disponíveis em três pontos: perto do palanque, em frente à Câmara Municipal e nas proximidades da praça da Matriz. Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, com equipe básica, também estará à disposição da população nas imediações do palanque.

parad7 0001