Professores para atendimento especializado devem se inscrever na Semed de 16 a 18 de janeiro

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abre, no dia 16 de janeiro, inscrições para professores habilitados em atendimento educacional especializado. Com a contratação de professores especializados, o município passa a ofertar serviço amplo para alunos com deficiência intelectual, visual, auditiva ou múltipla. Para se inscrever, professores com especialização em Braille (para cegos), Libras (para surdos) ou qualificados para atendimento de alunos com deficiência intelectual ou múltipla devem se dirigir à sede da Semed (na rua Natal Justino da Costa, 682, Centro) munidos de documentos pessoais e certificados de graduação ou pós-graduação na área específica. O período de inscrição se inicia às 8h do dia 16 de janeiro e se encerra às 17h do dia 18 de janeiro. Para mais informações, ligar 3677-4990.

A determinação da Administração Municipal é destinar o serviço especializado a qualquer unidade educacional onde houver um aluno com necessidade especial. A Resolução 001/2019 da Semed, que prevê o processo de inscrições e classificação dos profissionais, foi editado nesta quinta (10/1).

AEE

O Atendimento Escolar Especializado foi regulamentado na rede municipal de ensino em agosto de 2018. "Depois de muito estudo", lembra o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz. Segundo ele, agora começa a contratação de professores para ofertar a educação inclusiva nas escolas regulares.

"O aluno cego terá um professor de Braille, o aluno surdo terá um professor de Libras e o aluno com deficiência intelectual ou múltipla também terá professor e material didático diferenciado para garantir o ensino e o aprendizado", assinalou.

O secretário explica que a Escola João da Neca, que funciona na Apae Unaí, oferece um importante apoio, mas que o aluno precisa continuar os estudos e, para isso, é necessário inseri-lo no contexto do ensino convencional, garantindo a educação inclusiva e seu processo de inclusão social.

Na rede municipal, o AEE será ofertado em todas as modalidades: educação infantil, pré-escolar e ensino fundamental. "Onde houver aluno, em toda a rede, com necessidade do atendimento especializado, terá o professor à sua disposição", afirma o secretário de Educação.

Resolução 001/2019

A Semed já editou a resolução que dispõe sobre critérios e define procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à contratação temporária na Rede Municipal de Educação da Secretaria Municipal da Educação de Unaí na área de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Clique aqui e acesse o documento.

aeee 0001