PMU dá posse a 47 monitoras de creche aprovadas no Concurso de 2014

O prefeito José Gomes Branquinho deu posse, na tarde desta quarta (3/10), a 47 monitoras de creche que servirão em 12 unidades de ensino infantil de Unaí. Elas foram aprovadas em concurso público realizado pela Prefeitura de Unaí (PMU) em 2014. A posse em cargo efetivo assegura todos os direitos trabalhistas às novas servidoras que, em sua maioria, já atuavam em regime de contrato. Além das monitoras, um pedagogo, dois assistentes sociais, um fiscal de meio ambiente e dois assistentes administrativos também tomaram posse em cargos efetivos. Foram aprovados no último concurso público.

No caso específico das monitoras de creche, um projeto de lei da Prefeitura teve de ser enviado à Câmara Municipal em 2017 criando 100 cargos efetivos. "Existia a demanda, mas havia a necessidade de legalizar a vaga", explica o secretário Geraldo Magela da Cruz (Educação). O plano da Secretaria Municipal de Educação é dar posse a pelo menos 70 monitoras aprovadas no concurso.

Em linhas gerais, o monitor de creche é responsável por desenvolver atividades de desenvolvimento físico, motor e emocional com as crianças, bem como auxiliar no desenvolvimento de tarefas, verificar o bem-estar, a alimentação, o sono e a disposição física e psicológica das crianças sob seus cuidados. Caberá à uma ou outra monitora, especificamente, acompanhar e cuidar de crianças com deficiência, dificuldade motora ou baixa mobilidade dentro da unidade de ensino infantil.

Durante a recepção às monitoras, o prefeito Branquinho e o secretário Geraldo Magela pediram que elas ofereçam carinho e proteção às crianças sob sua responsabilidade. "Tratem essas crianças como se fossem filhas, sobrinhas ou alguém de quem vocês gostam muito".

Na segunda-feira (8/10), as monitoras vão à Semed para receber informações sobre a unidade de educação infantil onde entrarão em efetivo exercício.

moncrech 0001

moncrech 0002