7 de Setembro: foram mais de 3 horas de desfile

O evento em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil atraiu muita gente para a avenida: tanto para desfilar, quanto para assistir. Por mais de três horas, grande número de espectadores acompanhou o desfile dos 37 grupos que percorreram a avenida governador Valadares (da concentração na praça da Matriz até a dispersão na rua Canabrava).

O desfile foi organizado pela Secretaria Municipal da Educação, com o apoio de todas as Secretarias Municipais e parcerias do SAAE, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e de escolas, entidades, associações, clubes de serviços, e outros segmentos organizados da sociedade civil. Este ano, o tema condutor do desfile foi "Educação: avaliação de atitudes e valores/sustentabilidade".

A Banda Municipal Lira Capim Branco e alunos da Escola Municipal de Música José Antônio Filho – Seu Zeca "puxaram" o desfile, acompanhados sequencialmente pelas escolas da Educação Infantil; Associação das Pessoas com Deficiência de Unaí; grupos da Igreja Católica; Associação Vivendo a Melhor Idade; Ordem Demolay; Escolas Municipais, Estaduais e particulares; Educação de Jovens e Adultos (EJA); grupos de teatro e dança; grupos de lazer e esportes; Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e Centro de Valorização da Vida (CVV); Cepasa; Lions Club; Rotary Club; Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj); Centro Socioeducativo; e Polícia Civil.

Um dos pontos altos do desfile foi a apresentação das fanfarras das Escolas Municipais Adélia Rodrigues Marques, Doutor Israel Pinheiro, Eva Maria Vieira, Nossa Senhora de Fátima, Padre José de Anchieta, Gloria Moreira, Jovelmira Vasconcelos, Teodoro Campos, Tomaz Pinto da Silva e Estadual Dom Eliseu.

Pronunciamentos

O prefeito e o vice-prefeito ocuparam o palanque de autoridades, em companhia de representantes das Secretarias Municipais, do SAAE, do Unaprev, da Câmara Municipal, da Superintendência de Ensino, da Polícia Militar, do Sistema Prisional (Paoj), do Centro Socioeducativo.

"Talvez este seja o maior ponto de encontro da sociedade unaiense. Pessoas de todos os cantos do município estão aqui hoje na avenida", afirmou o prefeito Branquinho, abrindo seu discurso.

Depois de agradecer às crianças, adolescentes e representantes de todos os grupos que desfilariam após a abertura oficial, o prefeito fez referência a Unaí como terra de grande calor humano, que recebe, de braços abertos, gente de todos os lugares.

"Somos um município abençoado pela produção, pela localização geográfica, pela extensão territorial. Somos quase um Estado. Unaí é 40% do Estado do Sergipe em extensão territorial. Somos um Distrito Federal e meio em extensão. Não temos intempéries climáticas, não temos desastres naturais, o nível de violência é muito baixo e Unaí conta com um povo trabalhador, que faz o município crescer a cada dia".

A mesma menção elogiosa, o prefeito Branquinho fez ao Brasil, destacando-o como "um país extraordinário, com grande harmonia social, sem ondas separatistas, que fala português de norte a sul, de leste a oeste, não tem terremotos, não sofre com intempéries extremadas, nem com calamidades".

Ao lembrar que este é um ano de eleições que podem mudar a história do país, Branquinho chamou a atenção para o voto consciente como instrumento impulsionador da cidadania e ferramenta de esperança. "O que temos de melhor é nossa gente. Por isso, queremos um país que tenha jeito, que seja governado com responsabilidade".

Durante a execução do Hino Nacional, Branquinho hasteou a bandeira brasileira, ladeado pelo major PM Borges, que hasteou a bandeira de Minas Gerais, e pelo vice-prefeito Waldir Novais e o vereador Olímpio Antunes (presidente da Câmara), que hastearam a bandeira de Unaí.

indepbr 0005

indepbr 0001