Educação de Jovens e Adultos inicia novas turmas em 5 de julho

As matrículas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas para as novas turmas que vão se iniciar em 5 de julho. Interessados devem procurar a Secretaria do EJA na Escola Municipal Glória Moreira (Praça Duílio Valadão, bairro Canabrava), das 13h às 17h e das 19h às 22h. Para matricular-se, levar carteira de identidade, comprovante de endereço e histórico (ou declaração) escolar.

O EJA é uma oportunidade para os maiores de 15 anos, que não puderam (ou não quiseram) estudar no período regular, retomarem os estudos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Em cada semestre letivo, o aluno conclui um ano regular, após passar por avaliação.

Em Unaí, o programa conta atualmente com 150 alunos matriculados. Eles são divididos por sete turmas: seis funcionando na Escola Municipal Glória Moreira (base do programa) e uma turma no Abrigo Frei Anselmo.

As turmas noturnas da Escola Glória Moreira são formadas por pessoas das mais variadas idades, algumas com 60, 70 anos, ou mais. Lá também são atendidos adolescentes que cumprem pena no Sistema Socioeducativo de Unaí e são encaminhados pelo Poder Judiciário. Quatorze professores da rede municipal de ensino estão à disposição do programa.

Os alunos do EJA recebem, gratuitamente, material didático (livro, lápis, caderno), alimentação escolar e transporte. Na Glória Moreira, são 20 salas à disposição do programa, com toda a infraestrutura necessária para incentivar a integração e desenvolvimento do aluno.

De acordo com coordenadores do EJA em Unaí, o programa só vai crescer e atingir quem necessita, se a população ajudar na divulgação direta. Ou seja, ajudar no encaminhamento para o programa de quem não sabe ler, nem escrever, ou quem teve de suspender os estudos e não teve a oportunidade de estudar na época regular.

Na tentativa de atingir um número cada vez maior de alvos (e mais próximo de suas casas), a coordenação do EJA pretende expandir o programa para outros núcleos (como CAIC Novo Horizonte, bairro Mamoeiro e áreas rurais). Hoje, alunos de bairros mais distantes são transportados até a Glória Moreira.

Serviço

Evento: matrículas abertas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (1º ao 9º ano).

Público-alvo: maiores de 15 anos que não tiveram a oportunidade de estudar em período regular.

Vantagem: seis meses letivos do EJA equivalem a um ano do ensino regular.

Início das aulas: 5 de julho

Documentos para matrícula: carteira de identidade (ou certidão de nascimento), comprovante de endereço e histórico (ou declaração) escolar.

Local de matrícula: Secretaria do EJA - Escola Municipal Glória Moreira (Praça Duílio Valadão, s/nº - bairro Canabrava).

Horário: das 13h às 17h e das 19h às 22h.

Mais informações: 3676 3877.

matejaa 0001