Processo de licitação do transporte escolar antecipa em uma semana início das férias na zona rural

As férias das escolas municipais situadas na zona rural de Unaí estão antecipadas em uma semana. Ao invés de começarem no dia 17 de julho, o início se dará no dia 10. O motivo da antecipação é o processo licitatório das linhas de ônibus que atendem o transporte público escolar. As escolas estão informando os pais dos alunos sobre essa modificação no calendário. A licitação para a escolha das 150 linhas dos ônibus escolares ocorre na semana de 10 a 14 de julho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), não haverá perda letiva para os alunos das escolas rurais, já que o calendário será reestruturado. A reposição das aulas deverá ser feita em agosto.

Na área urbana, somente a Escola Jovelmira Vasconcelos, no turno da tarde, sofrerá modificações, porque depende do transporte escolar.

O edital de licitação foi construído pela Semed em conjunto com o Ministério Público, o setor de compras e licitação da PMU e a Procuradoria do Município.

A expectativa é que a licitação seja concluída dentro da própria semana (10 a 14 de julho). "A participação do promotor de Justiça foi fundamental para amarrarmos todas as pontas do processo licitatório, a fim de evitar recursos e atrasos", explicou o secretário municipal da Educação, Geraldo Magela da Cruz.

Edital

No edital de licitação 2017, a novidade será o monitoramento via satélite dos veículos do transporte escolar e a formatação das 150 linhas, que terão vans e veículos menores para conduzir alunos de vias-galho até os ônibus escolares que percorrerão somente as estradas-eixo.

O pagamento às empresas prestadoras de serviço do transporte escolar será feito com base no quilômetro rodado. O setor competente da Semed fará a medição mensal, lastreada por Sistema de Rastreamento e Monitoramento Veicular por meio de equipamento GPS.

A Prefeitura de Unaí fornecerá o "sistema", cuja instalação será obrigatória no veículo escolar.

O objetivo é que as "novas" linhas do transporte escolar estejam funcionando plenamente no retorno das aulas em agosto.

Para mais informações sobre a antecipação das férias escolares na zona rural, ligar na Semed (3677 4990). Com relação ao processo licitatório do transporte escolar, o telefone para mais informações é o 3677 9610, ramal 9016.

semedd 0001
A Secretaria Municipal de Educação já avisou a Superintendência de Ensino e as escolas sobre
a antecipação (em uma semana) do início das férias escolares de julho na zona rural