Desfile da Independência leva cerca de 10 mil pessoas à avenida

A avenida Governador Valadares foi palco, na manhã de quinta-feira (7/9), do desfile cívico em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil. O desfile foi uma iniciativa da Prefeitura de Unaí, sob coordenação da Secretaria Municipal da Educação (em parceria com outras secretarias municipais) e participação dos diversos parceiros do setor público, entidades e associações. Cerca de 10 mil pessoas assistiram às apresentações que movimentaram mais de 2.000 participantes. Escolas, entidades públicas e privadas, movimentos culturais, esportivos, religiosos, ambientais e socioassistenciais desfilaram pela avenida, em trecho compreendido entre a praça da Matriz (concentração) e a rua Canabrava, com dispersão na praça da Prefeitura. O tema que serviu de inspiração ao desfile 2017 e retratado nas apresentações foi "Biomas: conhecer para preservar".

A Banda Municipal Lira Capim Branco abriu o desfile, por volta das 9h, após o grupo executar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Unaí. Desfilaram na sequência o Centro Socioeducativo, o Sistema Prisional, a Polícia Civil, a Polícia Militar, as unidades de educação infantil municipal, o Abrigo Frei Anselmo (SSVP), a Associação de Pessoas com Deficiência de Unaí (APDU), a Igreja Católica, o Demolay, as Escolas Municipais, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (e fazedores de cultura), a Associação Vivendo a Melhor Idade, as Escolas Estaduais, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (com desportistas), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Cepasa, a Areuna e parceiros. O desfile foi encerrado pela Escola Municipal Professora Jovelmira Vasconcelos, por volta das 11h30.

Em pontos da avenida, a organização colocou água potável e banheiros químicos à disposição dos espectadores. A Secretaria Municipal de Saúde dispôs para o público uma ambulância – para a necessidade de remoções de urgência ou emergência – e profissionais para aferição de pressão arterial e outros atendimentos emergenciais.

7sett 0006

7sett 0001