Festa da moagem: desfile de carros de bois na avenida será na quinta, 3 de maio

O tradicional desfile de carros de bois será mais uma vez o ponto alto da festa unaiense da Moagem e do Carro de Bois. Na quinta-feira (3/5), estão sendo aguardados de 60 a 70 carros que desfilarão pela avenida Governador Valadares, a partir das 13h. O evento é uma iniciativa da Associação dos Carreiros e Candeeiros do Noroeste (Ascanor) e tem apoio da Prefeitura (PMU).

Os carreiros já saíram de suas regiões (ou cidades) e fizeram os primeiros pousos em fazendas de Unaí, nesta quarta-feira (25/4). As maiores concentrações, todavia, serão no pouso do Alaor (Fazenda Lontra, região do Gado Bravo), no dia 1º de maio; e no pouso do Renildo (Fazenda Curral Velho, na região do Mamoeiro), dia 2 de maio.

A Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais, está arrumando as estradas de acesso e as entradas das fazendas-pouso dos carreiros.

Nas fazendas-pouso, a Secretaria de Cultura e Turismo será parceira no fornecimento de som e iluminação. A parceria da Sectur também será efetiva na divulgação do evento, que constará inclusive no Mapa do Turismo de Minas Gerais.

Desfile

Na quinta (3/5), os carros de bois devem entrar na "boca" da ponte por volta das 13h. O desfile segue pela avenida Governador Valadares até a Praça São Cristóvão. Na praça, haverá parada e solenidade de entrega de troféus em homenagem aos participantes. Um carro de som oferecido pela PMU vai acompanhar todo o percurso e apoiará a solenidade.

Depois do desfile, carros e animais serão recolhidos ao Parque de Exposições. A PMU providenciará o encarretamento e o transporte de volta para as fazendas-pouso.

Por tratar-se de uma das tradicionais festas unaienses já catalogadas no Mapa do Turismo mineiro, a expectativa é que parte de gastos empenhados pela Prefeitura retorne ao município em forma de ICMS turístico.

fesmoa 0001