Santo Antônio do Boqueirão ganha mais cinco comendadores

A Comenda de Santo Antônio do Boqueirão foi instituída pela Lei Municipal 2.325, de 30 de agosto de 2005, e objetiva homenagear as pessoas que contribuíram (ou contribuem) com a preservação, crescimento e desenvolvimento da romaria, que este ano completou 270 anos. Antônia Gonçalves da Silva, João Machado, Waldir Campos, Waldir José dos Santos e Frei Cecílio Bruggemann (in memorian) foram os homenageados de 2018. A indicação do nome dos agraciados foi feita por Prefeitura, Câmara Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab). A concorrida solenidade de entrega das comendas foi na tarde dessa quarta, 13 de junho, na antiga igreja do Boqueirão, que ficou lotada para o evento.

Indicada pela Câmara Municipal, Antônia Gonçalves Silva nasceu na Fazenda Boqueirão (Unaí), em 24 de setembro de 1949. A professora é filha de romeiros tradicionais. Ao copiar o exemplo dos pais (Arlindo Gonçalves da Silva e Maria Francisca Pires), carrega a romaria no sangue, no coração e na mente. A raiz está de tal forma fincada no Boqueirão que a professora mantém uma casa no distrito.

João Machado é indicação da Prefeitura. Nascido em Paineiras, no dia 9 de março de 1932, chegou a Unaí 33 anos atrás. Por ter adquirido fazenda em região próxima ao Boqueirão, logo tomou contato com a festa. Daí pra frente, sempre fora presença marcante nos festejos, nas procissões, nos desfiles de carros de bois e na organização da romaria de Santo Antônio. Nos últimos 20 anos, João Machado fora um dos responsáveis pela construção da fogueira e do mastro em homenagem ao Divino Espírito Santo.

Indicação da Arsab, Waldir Campos é goiano de Formosa. Nasceu em 25 de maio de 1958. Foi a tradição romeira da família da esposa, Ana Gomes Campos, que lhe deu a oportunidade de conhecer a Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. A integração à família Gomes, uma das mais tradicionais na romaria, fez de Waldir um romeiro fervoroso. Há quatro anos, ele é membro da diretoria da Arsab.

Waldir José dos Santos, ou simplesmente sargento Waldir (reformado da Polícia Militar), nasceu em Unaí, no dia 11 de março de 1948. Considera-se romeiro de Santo Antônio do Boqueirão mesmo antes do nascimento, quando participou da romaria ainda na barriga da mãe. Para aprofundar ainda mais as raízes com o Boqueirão, Sargento Waldir fora batizado no local. A honraria da comenda foi-lhe concedida pela Prefeitura.

A homenagem póstuma deste ano resgata a memória do frei Cecílio Bruggemann, indicado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Holandês da cidade de Almelo, o frei carmelita nasceu no dia 3 de agosto de 1915. De acordo com o pároco frei Geraldo (que recebeu a honraria em nome da família), o religioso holandês - décadas atrás - chorou muito ao saber da venda da Fazenda do Boqueirão, situação que ameaçava a romaria.

O dinheiro obtido com a venda da fazenda seria usado pelo proprietário para comprar uma rádio em Paracatu. As pessoas, naquele tempo, achavam que a Festa de Santo Antônio do Boqueirão ia acabar. "Ele cuidou muito daqui", diz Frei Geraldo, lembrando que a primeira vez que veio ao Boqueirão, nesses 25 anos que frequenta a festa, foi trazido por Frei Cecílio Bruggemann. O frei carmelita holandês morreu em 6 de setembro de 1987. Seus restos mortais repousam em solo unaiense.

honraria 0003
A homenagem póstuma conferida ao Frei Cecílio foi recebida pelo pároco da Paróquia
Nossa Senhora da Conceição, Frei Geraldo

honraria 0002
A professora Antônia recebe a homenagem da Câmara Municipal

honraria 0004
A Prefeitura homenageia o Sr. João Machado

honraria 0005
Com nome indicado pela Arsab, Waldir Campos recebe a homenagem de representantes da Arsab e da Sectur

honraria 0006
Prefeitura homenageia sargento Waldir

honraria 0001
Visitantes e parentes dos agraciados lotam a igreja para acompanhar as homenagens;
a Banda Municipal Lira Capim Branco brindou os presentes com boa música instrumental