Semana de Museus (15 a 21 de maio) terá programação diversificada em Unaí

Unaí terá uma semana bastante movimentada no museu, de 15 a 21 de maio. Isso porque o Museu Municipal Maria Torres Gonçalves, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de Unaí, participará da 15ª Semana de Museus, evento "estimulado" pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura.

Diversas atividades (das mais variadas expressões artísticas e culturais) estão programadas para a semana no Museu Municipal, que fica na rua Doutor Joaquim Brochado, 197, bairro Capim Branco. A abertura oficial será na segunda-feira (15/5), às 20 horas.

Na abertura oficial, além da presença e manifestação das autoridades, a Banda Municipal Lira Capim Branco exibirá parte de seu repertório musical e, às 21 horas, haverá o lançamento da exposição "Unaí Arte", mostra dos trabalhos de artistas plásticos da cidade.

Nos outros dias da semana, os vários segmentos da produção artística unaiense vão apresentar parte do seu trabalho, sempre às 20 horas.

Na terça-feira, a Academia de Letras de Unaí e Região (Alur) apresenta o monólogo "Súplicas a Santo Antônio", interpretado por Thallyta Chayane, acompanhado por teclado e saxofone, e ainda orquestra de violeiros. Haverá exposição de livros lançados pelos membros da Alur.

Na quarta, a noite será dedicada às artes cênicas. Os grupos teatrais Fênix, Cia Pé na Estrada e Cia Teatral Chaplin mostrarão parte de sua produção artística.

A dança e a expressão cinésico-corporal ocupará o museu na quinta-feira, em apresentações do Black Dance Style e da Associação Unaiense Cultural de Artes Marciais (Aucam).

Na sexta, o museu será palco para apresentações de Folia de Reis e do grupo de catira Solla da Bota, tradicionais expressões da cultura regional.

Todas as apresentações são abertas ao público.

Oficinas

As atividades no Museu Municipal não vão se restringir às apresentações noturnas. As manhãs e tardes também estarão recheadas de atrações, mas voltadas para um público específico.

Oficinas de xilogravuras, pintura em tela, técnica de pintura em camiseta (tayday), mosaico, pinturas em garrafa e socolagam fazem parte das atividades desenvolvidas em Unaí durante a Semana de Museus.

As oficinas serão ministradas pela artista plástica Marlene Pires Maciel e têm como público-alvo adolescentes assistidos por entidades da rede de proteção social da criança e do adolescente de Unaí (Cras, Mão Amiga, Cepasa, São Vicente de Paulo). Esses beneficiários das oficinas foram previamente inscritos.

No sábado (20) e no domingo (21), das 9h às 13h, os alunos exibirão (no próprio museu) o resultado de seus trabalhos desenvolvidos durante as oficinas.

Participação atinge um terço dos museus

Dos cerca de 3.000 museus legalmente constituídos no Brasil e inscritos no Ibram, somente 1.000 participam da Semana de Museus.

Todas as atividades promovidas pelos museus participantes estarão catalogadas em livro editado pelo Ibram e Ministério da Cultura.

Evento: 15ª Semana de Museus

Data: 15 a 21 de maio de 2017

Abertura oficial: segunda-feira (15/5), às 20h

Endereço: Rua Dr. Joaquim Brochado, 197 – bairro Capim Branco