Romaria de Santo Antônio: equipes da Prefeitura vão ao Boqueirão para mapear ações

Equipes da Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, de Obras, de Transporte e Serviços Rurais e do SAAE estiveram no distrito de Santo Antônio do Boqueirão, na manhã desta quarta-feira (26/4). No local, discutiram com membros da diretoria da Arsab (Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão) as ações que devem ser empreendidas no distrito, para receber a romaria do mês de junho. O ponto alto das festividades ocorre no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio e feriado municipal em Unaí. O distrito de Santo Antônio do Boqueirão situa-se a 44 quilômetros de distância do centro da cidade, seguindo no sentido Paracatu.

Durante a visita de trabalho, foram discutidos temas como manutenção das estradas de acesso ao distrito, a instalação de placas de trânsito nas estradas (orientação e advertência), a limpeza do mato que tomou conta da área da festa, a garantia do abastecimento de água para os romeiros, a manutenção de banheiros e uso de limpa-fossas, a delimitação de áreas para estacionamento de veículos, a segurança do local, a manutenção e garantia do fornecimento de energia elétrica, além do mapeamento e preparação das áreas para "acomodação" de romeiros e para instalação de barracas de comerciantes.

Participaram da visita os secretários municipais Luciana Navarro (Cultura e Turismo) e Zé Goiás (Transportes e Serviços Rurais), o diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira, e o diretor municipal de trânsito, Rogenaldo Elias. Estavam acompanhados por equipes das secretarias de Obras, de Transportes, de Educação e de Cultura.

O local da festa foi totalmente esquadrinhado e as equipes mapearam o distrito, para determinar quem faz o quê e, principalmente, quando. Em todas as anotações, contaram com o apoio do presidente da Arsab, Edmundo Basílio.

Romaria

Este ano, Igreja Católica e romeiros (em parceria com a Prefeitura) promovem a 269ª Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. A festa de romaria faz parte do calendário dos eventos oficiais de Unaí.

Durante cerca de 10 dias, o distrito de Boqueirão se transforma num local onde se misturam festa, comércio, religiosidade, fé e tradição, com ponto alto no dia de Santo Antônio, 13 de junho.

No dia 13 de junho, feriado municipal, parte da administração pública segue oficialmente para o distrito, onde – juntamente com a Igreja Católica e a Arsab – concede a Comenda de Santo Antônio do Boqueirão a três pessoas (uma "in memorian") que trabalharam (ou trabalham) pela causa da romaria.

Origens

A tradição oral nos conta que há quase 300 anos - onde hoje está o distrito de Santo Antônio do Boqueirão - uma imagem de Santo Antônio foi encontrada sobre um toco de árvore que emergia no leito do Rio Preto, no vau de passagem utilizado pelos viajantes garimpeiros provenientes de Goiás.

Esses viajantes seguiam em direção a Paracatu ou Sabará para levar o ouro extraído em Goiás.

Um dos viajantes encontrou a imagem do santo, imagem bem esculpida. Confirmou-se que não era produto natural da região.

Bastante impressionado com o achado, sem conhecimento de habitantes da região, o viajante levou a imagem do santo e entregou-a para o Bispo da diocese de Paracatu, relatando o fato.

Decorridos alguns anos, a imagem reapareceu no local original, sobre o mesmo toco, onde foi encontrada tempos atrás.

A tradição oral conta que até pegadas do santo havia na margem do rio. Tudo isso chamou a atenção para o pessoal da região.

Clemente José Souto doou uma gleba de terras à diocese no local da aparição da imagem, onde foi construída uma igreja, e iniciou-se uma povoação.

A história ganhou projeção, e o local logo transformou-se em destino de romeiros.

Esta uma das versões para a origem da Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que atrai centenas de romeiros e visitantes ao distrito. Em alguns dias da festa, os visitantes são contados aos milhares.

visiboqq 0003
Equipes da Prefeitura realizam os primeiros levantamentos, com o objetivo de preparar o distrito
para a Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que este ano completa 269 anos

visiboqq 0004