Nos 50 anos da Biblioteca Pública Municipal, uma homenagem aos escritores unaienses

Trinta e oito escritores unaienses foram homenageados na noite de quinta-feira, 16 de setembro, em ato organizado pela Prefeitura – por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) – para celebrar a passagem dos 50 anos de criação da Biblioteca Pública Municipal Humberto Castelo Branco. A biblioteca pública foi criada no dia 30 de abril de 1971, durante o mandato do prefeito Ronaldo Rodrigues Marques. Como ponto alto das comemorações, um espaço foi criado dentro da biblioteca em que os frequentadores e visitantes podem conhecer os escritores "unaienses" (por foto), sua biografia e obras que ficarão em exposição permanente. Durante a cerimônia, cada escritor presente, ou representante de quem não pôde estar presente, recebeu um certificado municipal pelo mérito alcançado.

Alda Alves Barbosa (in memoriam), Alberto Martins Ferreira (Betinho), Altair Ribeiro de Sá, Altir de Souza Maia (in memoriam), Ana Maria Pereira do Canto, Ana Maria de Moraes Carvalho, Arthur Henrique Pereira, Bárbara Couto, Brenda Duarte, Bruno de Oliveira Rocha, Frei Carlos Mesters, César Júnior da Silva, Cid Olímpio de Souza, Débora Luciano, Geraldo Donizete Luciano, Geraldo Magela da Cruz – Arlindo Marques Salatiel – Jânua Celi de Miranda, Gilmar Lima (pastor Gilmar – in memoriam), Ildeu Pereira da Silva, Ivan Coimbra, Jaques Valadares, José dos Reis Pereira (Zezinho Mix), José Nogueira Soares, Lincoln Batista Vieira Filho, Lúcio Régis Neves (in memoriam), Luiz Anselmo Ribeiro de Sá, Marcos Guimarães, Maria Elena de Sousa Leitão (in memoriam), Maria Torres Gonçalves (in memoriam), Maria José Gonçalves Santos, Marlon Grando, Neuzani das Graças Soares Branquinho, Nonato Mendes Ribeiro, Simone de Oliveira Costa, Thiago Allexander, Vanildes Menezes Oliveira e Waldineia Oliveira Gomes (Wall Oliveira).

O prefeito José Gomes Branquinho participou da cerimônia e disse que a iniciativa da Sectur de prestar essas homenagens é uma forma de "valorizar as pessoas", tanto apresentando os escritores e suas obras à sociedade, como dando aos leitores a oportunidade de saber que aqueles livros foram escritos por unaienses. "São escritores que estavam anônimos, porque poucos sabiam que eles tinham obras publicadas", afirmou.

Para Branquinho, esses 50 anos da biblioteca pública impõem à Administração Municipal um novo desafio: construir uma sede própria (a biblioteca funciona em imóvel alugado) e modernizar o espaço. "Estamos vivendo um novo tempo e precisamos modernizar a biblioteca. O pessoal aceitou o desafio de evoluirmos e de mantermos viva essa biblioteca", contou o prefeito.

A Biblioteca Pública Municipal possui um acervo de 20 mil obras (maior parte fruto de doação), entre as quais 17 mil registradas, catalogadas, informatizadas e com código de barras. A biblioteca possui leitores de código de barras e já funciona como as bibliotecas das faculdades.

Ao longo do tempo

A formação do acervo da biblioteca teve início, em 1971, com um chamamento público exortando a população a doar obras. Muitas famílias atenderam ao chamado e doaram. A Prefeitura homenageou os doadores com certificado. Há um quadro na biblioteca com o nome dessas famílias doadoras.

Para o bibliotecário Edson Frazão, que há quase 18 anos trabalha na Biblioteca Pública Municipal, a unidade é o berço da cultura unaiense. "Porque não existia a Secretaria Municipal de Cultura e nem a Fundação Municipal de Arte e Cultura de Unaí (Fumac), esta última inclusive sendo criada dentro da própria biblioteca", explica, acrescentando que "durante muito tempo, toda a parte cultural da cidade girou em torno da biblioteca".

Frazão ressalta ainda que ao longo do tempo foi criada a Associação dos Amigos da Biblioteca, registrada para desenvolver projetos e facilitar a captação de recursos para o setor. "Com isso, foram comprados computadores, aparelhos de ar condicionado, geladeira", lembrou Frazão.

Ele conta que estão preparando a associação para participar do Fundo Estadual de Cultura, do qual a biblioteca já faz parte. "Por meio de um incentivo estadual à cultura, ganhamos computadores, 1.000 livros, estantes, mesas, cadeiras, internet popular. Esse programa do governo estadual, entre 2002 e 2004, praticamente reestruturou a biblioteca".

Com outros projetos do Fundo Estadual de Cultura executados mais à frente, foram adquiridos novos computadores, mesas e cadeiras. Mas não deve parar por aí. "Estamos pleiteando novamente, fizemos novos projetos. A expectativa é reestruturar a área de informática todinha", revela o bibliotecário, ao acrescentar que, além do acervo literário, o espaço oferece internet popular com wi-fi gratuita disponibilizada pela Prefeitura, e computadores para consulta popular.

Nome e endereço da biblioteca

Humberto de Alencar Castelo Branco foi presidente do Brasil de 1964 a 1967. Dá nome à biblioteca pública unaiense, que funcionou inicialmente dentro da Prefeitura, quando esta ainda era sediada onde hoje é a Câmara Municipal de Unaí.

A biblioteca funciona em sede alugada na rua Aldeia, 360, Centro. O telefone é o 3677-5096.

bibescc 0002

bibescc 0001