Capacitação para profissionais de cultura com consultoria especializada é iniciada

Gestão da carreira cultural, elaboração, interpretação e execução de projetos culturais e construção de portfólios profissionais. Esses são alguns dos temas que serão abordados na capacitação para profissionais de cultura contratada pela Prefeitura de Unaí em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae). São 36 pessoas alcançadas pela capacitação, dentre elas servidores da Secretaria da Cultura e Turismo, artistas independentes, microempreendedores individuais, representantes de associações e do Circuito Turístico do Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba, todos ligados diretamente à área cultural e em atividade no município ou na região. A ação busca apoiar e preparar os empreendedores e potenciais empreendedores do setor de cultura, eventos e entretenimento para a retomada de atividades no município de Unaí-MG.

Aula Inaugural

A capacitação durará 32 horas, sendo 6 horas de mentorias individuais para cada participante e 26 horas de capacitação híbrida (parte online, parte presencial) com renomados profissionais em atividade na área de produção cultural, gestão financeira, gestão jurídica, comunicação e sistemas de financiamento. A primeira aula aconteceu nesta terça-feira (06/07), por meio da plataforma online Zoom, e teve como palestrante convidado Pena Schmidt, produtor cultural, pesquisador, fundador da Associação Brasileira da Música Independente, ex-superintendente do Auditório Ibirapuera e ex-diretor do Centro Cultural de São Paulo.

O evento contou ainda com a presença do prefeito municipal José Gomes Branquinho, da secretária municipal da Cultura e Turismo Luciana Risolia Navarro Cardoso Vale, dos representantes do Sebrae Minas, Marcos Alves da Silva (gerente da região do Noroeste e Alto Paranaíba), Warley Henrique (analista da unidade de Unaí), Nayara Morais Bernardes (analista especializada em Cultura no Sebrae Minas), e da consultora e fundadora da agência responsável pela execução da capacitação, Fabiana Batistela.

"Eu acredito muito que vai dar certo dessa vez também, não é à toa que nós buscamos a parceria com o Sebrae, tem uma contrapartida da Prefeitura que nós estamos prontos, o que nós tivermos de fazer nós vamos fazer, mas o que importa é estarmos com as pessoas, com todo o nosso setor artístico capacitado pra buscar esses recursos, que nós sabemos que serão disponibilizados, mas se não buscar, se não tivermos competência pra buscar, vão ficar lá", explica o prefeito municipal.

O gerente regional do Sebrae Minas, Marcos Alves da Silva, conta que o Sebrae tem entre suas competências estimular o desenvolvimento da economia criativa, foco da capacitação. "O nosso entendimento da importância da economia criativa para o desenvolvimento econômico e social é na construção da inteligência, da criatividade e num desenvolvimento mais humanizado dos nossos territórios", declara.

Os participantes da capacitação tiveram um momento para se apresentarem, contando sua atividade cultural e suas expectativas para a capacitação. "Eu sou cantora, advogada aqui em Unaí e faço parte da Associação dos Músicos de Unaí, me senti privilegiada de estar participando dessa capacitação e espero absorver muito conteúdo porque os editais que a gente participou nós penamos bastante [...] pode ter certeza que eu vou ser uma aluna que vai estar do início ao fim do curso", promete Luana Raquel Ramos, uma das selecionadas para a capacitação.

"A minha luta é longa nesse meio cultural e dentro da minha identidade cultural afrodescendente e aqui em Unaí tivemos no passado um grupo muito forte e ele precisa ser reestruturado, o meu projeto no futuro é a reestruturação e resgate da presença afro aqui na região de Unaí", explica Arlindo Marques Salatiel, outro aluno selecionado para a capacitação.

Em tom de otimismo, Pena Schmidt traçou um panorama histórico da cultura e discutiu sobre a definição do que é cultura e também sobre como esse momento de pandemia já significa uma mudança brusca na forma de consumo do entretenimento e nos formatos de produção cultural. O palestrante falou por uma hora e atendeu a perguntas dos participantes ao final.

Edital de seleção

Em 26 de abril de 2021, a Prefeitura de Unaí por meio da Secretaria da Cultura e Turismo lançou um edital para selecionar os profissionais de cultura para participar da capacitação. No edital, houve a previsão de uma contrapartida obrigatória do(a) participante: repassar o conteúdo aprendido para profissionais da mesma área de atuação e/ou de seu grupo cultural. Após o cumprimento dos prazos e recepção de documentos dos matriculados, a consultoria especializada recebeu os dados dos participantes para formatar uma capacitação personalizada com início em julho de 2021. A formação tem o objetivo de capacitar os profissionais de cultura para replicarem, também, em suas associações, coletivos e outros grupos culturais em que participam, ampliando assim o impacto da capacitação no setor cultural do município.

Foi diagnosticada, a partir das ações de operacionalização da Lei federal nº 14.017/2020 (popularizada como Lei Aldir Blanc), dificuldade técnica do setor artístico para acessar recursos em editais municipais, estaduais e federais e a existência de previsão de lançamento de editais para seleção de propostas culturais serem realizadas por artistas, empreendedores e associações no Município de Unaí a partir de recursos oriundos das sobras da referida lei federal.

TEXTO E FOTOS: SECTUR

capcull 0001