Auxílio emergencial: Cia de Teatro Pé na Estrada promove curso on-line em contrapartida a recursos recebidos da Lei Aldir Blanc

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Durante o ano 2020, associações, coletivos e empresas culturais foram beneficiados com recursos federais da Lei Aldir Blanc (lei 14.017/2020), de auxílio emergencial aos fazedores de cultura e expressões culturais. Este foi um dos setores mais prejudicados pelas medidas de distanciamento social estabelecidas pelas autoridades sanitárias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Como contrapartida pelos recursos financeiros recebidos, cada entidade beneficiada vai produzir conteúdos audiovisuais, promover apresentações e eventos on-line.

 

O coletivo cultural Pé na Estrada oferece, desde o dia 4 de janeiro de 2021, um curso de teatro lambe-lambe on-line como contrapartida aos recursos recebidos. A atividade é restrita aos 25 inscritos iniciais, as aulas ocorrem duas vezes na semana, por intermédio da plataforma Zoom, com duas horas de aula a cada encontro, totalizando 24 horas. Ao final das atividades, será feita uma mostra teatral, também em formato on-line, com os concluintes do curso. Todos os vídeos das aulas estão disponíveis no canal do artista André Campos Lourenço

https://www.youtube.com/channel/UCv4QxSQNk_cNR1n1oc3oi8Q

 

LAMBE-LAMBE

 

O teatro Lambe-Lambe também é conhecido como Teatro de Miniaturas, onde o palco é uma miniatura, geralmente uma caixa preta, cujo espaço cênico e personagens também são miniaturas guiadas pelas mãos ou por automação eletrônica. A técnica de teatro Lambe-Lambe surgiu no Brasil em 1989 e se espalhou por países como México, Argentina, Chile e França. As criadoras foram a cearense Ismine Lima e a baiana Denise di Santos.

 

As atividades do curso oferecido pela Cia de Teatro Pé na Estrada envolvem os princípios dessa modalidade de teatro, o ensino da construção dos materiais (em modalidade faça você mesmo) para as miniaturas, técnicas de apresentação do espetáculo em miniaturas, iluminação e áudio.

 

O coletivo recebeu um repasse líquido de R$ 5.312,49 (edital 02/2020) como auxílio emergencial para enfrentar o período da pandemia e, como contrapartida, fará o curso e mostra teatral de lambe-lambe.

 

SOCIOEDUCATIVO

 

O coletivo Pé na Estrada realizou parceria com o Centro Socioeducativo de Unaí para ensinar o teatro lambe-lambe aos internos da instituição. De acordo com André Campos Lourenço, ator e instrutor do curso presencial no Socioeducativo, "a atividade tem dado resultados maravilhosos". Mesmo durante a pandemia, as atividades ocorrem com os cuidados de segurança exigidos, para evitar a proliferação do coronavírus.

 

Todas as informações sobre o funcionamento da lei e as concessões em Unaí podem ser conferidas no Portal Único de Operacionalização da Lei Aldir Blanc Unaí, link abaixo:


http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/index.php/secretarias/cultura-e-turismo-sectur/cadastro-lei-emergencial-da-cultura.html

 

 

 lambee 0001

lambee 0002

lambee 0003

lambee 0005




top