Hora de recolher os enfeites natalinos, mas o espírito permanece

As luzes e as cores do Natal, que encantaram tantos unaienses e visitantes, vão dando lugar a um novo ciclo que ora se inicia, com outras cores e outras luzes do ano. Hora de desmontar os presépios, recolher os piscas, guardar os enfeites, começar outra jornada. Reza a tradição que a "desmontagem" seja feita no dia 6 de janeiro, consagrado a Santos Reis (referência aos três reis magos que partiram do extremo oriente, guiados pela estrela, para presentear o menino Jesus, dias depois de seu nascimento em Belém, na Judeia).

Em Unaí, servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) iniciam a "desmontagem" dos enfeites da Praça JK logo pela manhã. Põe escada, corta fio, enrola fio, guarda em caixas, tira escada. Todo o trabalho é feito com muito cuidado, pois boa parte do material será reutilizado na arquitetura do Natal de 2021.

Enfeitar a cidade com motivos natalinos tornou-se uma tradição e o unaiense não quer mais abrir mão do seu "Natal Iluminado". Nem a pandemia conseguiu provocar desânimo ou apagar o brilho do natal de Unaí. Ao contrário, acender as luzes, ativar a magia, foi uma forma de reacender a esperança por melhores dias.

E é esse o intuito da Prefeitura ao continuar promovendo os festejos natalinos na cidade: tocar corações e mentes, emocionar, manter acesa a chama da esperança. Por isso, a Administração Municipal planeja ampliar e melhorar cada vez mais os efeitos de luzes, cores e sons do natal unaiense. Torná-lo, inclusive, um produto turístico, para deleite dos moradores de Unaí, de visitantes e, porque não dizer, do comércio local.

O melhor: todo o trabalho (planejamento, organização, execução, construção) do Natal é feito aqui mesmo, por mãos unaienses: por servidores da Prefeitura (Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio de outras secretarias) e por internos da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj), responsáveis pela parte de ferragens e produção de enfeites. Muitas outras cidades contratam empresas especializadas para a ornamentação, tornando tudo muito mais caro.

Coordenadora do Natal Iluminado unaiense, Luciana Navarro conta que visitantes (muitos vindos das cidades vizinhas) têm procurado Unaí no período natalino para contemplar e se encantar com o que vem sendo feito aqui. "Em 2019 (último natal antes da pandemia), visitantes (de Arinos, Bonfinópolis, Uruana e outras) disseram que deixaram de ir a shoppings em Brasília e trouxeram seus filhos para tirar fotos em Unaí. Mais perto, ficou bem mais barato pra eles, e alguns até compraram no comércio unaiense", afirmou Luciana.

Com isso, o Natal unaiense vai adquirindo também ares de política pública. As despesas contraídas para a realização da festividade natalina passam pelo Conselho Municipal de Turismo, passam pelo Fundo Municipal de Turismo. E um percentual dos gastos retorna ao município em forma de ICMS Turístico.

"O Natal hoje começa a se tornar um produto turístico de Unaí", sentencia Luciana Navarro, reiterando que a Administração Municipal planeja ampliar o alcance da celebração. "A população quer o Natal, quer a cidade enfeitada, quer o espírito natalino tomando conta de Unaí". Luciana conta que, apesar da pandemia, a população cobrou que a cidade fosse enfeitada.

APESAR DA PANDEMIA

No 2020 da pandemia, a decoração natalina ficou mais evidente nos locais que podiam ser contemplados pelo passante que percorria os locais de bicicleta, moto ou carro, evitando parar para tirar fotos ou causar aglomeração. Por isso, os destaques para a ponte Abdon Salgado (sobre o rio Preto) e o viaduto da Travessia (de acesso ao Canaã).

A ponte recebeu uma "roupagem chamativa", nova. Tanto que algumas pessoas chegaram a perguntar se não dava pra mantê-la daquele jeito, toda enfeitada. A Praça JK, da Prefeitura, também foi contemplada com novas luzes de led. Ficou mais clara, mais iluminada. Mas tudo feito às pressas. A pandemia...

Material reformado e reciclado de natais passados também teve sua serventia. Bem guardados, bem cuidados, preservados ao longo dos anos, enfeites brilharam no trevo de saída para Brasília, praça da matriz, avenida Governador Valadares, praça do Mamoeiro, Hospital Municipal, praça do Canabrava, Terminal Rodoviário, praça do Santuário e Praça São Cristóvão.

PAPAI NOEL

Personagem símbolo do Natal, Papai Noel não poderia ficar de fora das festividades natalinas unaienses. Do grupo de risco para a covid-19, o bom velhinho procurou manter o distanciamento social, usou máscara. Durante 11 dias, de 13 a 24 de dezembro, o bom velhinho percorreu distritos e bairros da cidade.

De cima da caminhonete, acenou, sorriu. Tocou o coração de adultos (das mais variadas idades) e crianças (desde a mais tenra idade), emocionou, mexeu com as consciências, distribuiu pacotinhos de balas. Preservou a magia.

O Natal 2020, que iluminou as noites em dias de pandemia, introduziu nas mentes unaienses uma certeza: em dezembro de 2021 tem mais... E com mais brilhos, cores e sons. E, sobretudo, buscando preservar o que é mais importante pra os cristãos: o espírito natalino.

natf 0001

natf 0002