Auxílio emergencial: grupo teatral Kírios faz apresentação on-line em contrapartida a recursos recebidos da Lei Aldir Blanc

Durante o ano 2020, associações, coletivos e empresas culturais foram beneficiados com recursos federais da Lei Aldir Blanc (lei 14.017/2020), de auxílio emergencial aos fazedores de cultura e expressões culturais. Este foi um dos setores mais prejudicados pelas medidas de distanciamento social estabelecidas pelas autoridades sanitárias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Como contrapartida pelos recursos financeiros recebidos, cada entidade beneficiada vai produzir conteúdos audiovisuais, promover apresentações e eventos on-line.
O primeiro grupo unaiense a dar sua contrapartida e apresentar-se on-line será o grupo teatral Kírios. A 1ª Live da Bafurinda, ao vivo, pode ser acompanhada na página do Facebook do ator, diretor e produtor Nazareno Paulino II (https://www.facebook.com/nazareno.paulinoII) nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, às 19h30.

COMÉDIA DA VACINA

A comédia familiar vai envolver as personagens Bafurinda, dona Corosca, Brechó e Marculino numa trama muito engraçada, cujo fio condutor será a vacina do coronavírus.

O grupo teatral Kírios, associação sem fins lucrativos, tem atuação cultural em Unaí desde o início dos anos 2000. Recebeu R$ 9,9 mil (edital 02/2020) como auxílio emergencial para enfrentar o período da pandemia e, como contrapartida, fará apresentações teatrais em vídeo. A Live da Bafurinda será a primeira de uma série.

DOAÇÕES

Durante o evento on-line, o grupo vai arrecadar doações para a construção do alojamento feminino da Clínica Terapêutica Comunidade Mente Aberta.

Após o recebimento dos recursos federais, os grupos, associações, coletivos e empresas culturais terão 120 dias para apresentar seus trabalhos, que serão divulgados publicamente como forma de prestação de contas. O material produzido será integrado ao acervo cultural da Prefeitura de Unaí. As apresentações virtuais ocorrerão ao longo do ano.

Os segmentos que dependem da presença de público no local, como o cinema, só darão sua contrapartida e prestarão contas quando os comitês de enfrentamento à pandemia liberarem o funcionamento do setor. Pessoas físicas que foram contempladas com os recursos da Lei Aldir Blanc não precisam dar a contrapartida.

Todas as informações sobre o funcionamento da lei e as concessões podem ser conferidas no Portal Único de Operacionalização da Lei Aldir Blanc Unaí, link abaixo:

bafur 0001