PMU e Paróquia transmitirão on-line missas e vídeos do Boqueirão em 13 de junho

Pela primeira vez em 272 anos, a Festa de Romaria de Santo Antônio do Boqueirão será realizada da maneira mais inusitada possível: sem o público, que dá vida, cor, som e movimento ao distrito nos dias de festa. O inusitado da ausência decorre das medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19, que impõe o isolamento social. A data (13 de junho – Dia de Santo Antônio), porém, não passará em branco. Uma parceria entre a Prefeitura de Unaí (PMU) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição vai possibilitar que sejam transmitidas on-line as missas e uma extensa programação de vídeo.

Equipes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Assessoria de Comunicação da PMU estarão no local e, juntamente com outros profissionais, vão viabilizar tecnicamente as transmissões no dia 13 de junho. As missas, direto do Boqueirão, no dia de Santo Antônio serão às 9h, 12h e 19h30. Nos intervalos (entre uma missa e outra), os canais no YouTube vão transmitir vídeos produzidos sobre o ambiente cultural da festa.

Serão mostradas a barqueata com a chegada dos barcos ao distrito, chegada de carros de bois, de ciclistas, de romeiros a pé, de cavaleiros, enfim apresentar um panorama sobre romeiros que acorrem todos os anos ao distrito do Boqueirão, por ocasião da festa. "Juntamente com a paróquia, vamos mostrar um pouco da história do Boqueirão, transmitindo uma retrospectiva do ambiente de romarias anteriores", conta a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo).

A secretária acrescenta que, além das imagens do ambiente da festa, serão também transmitidas (on-line) entrevistas feitas com organizadores, romeiros, lideranças, entre outros que ajudam a promover uma das tradicionais festas do Noroeste de Minas, que já figura no Mapa do Turismo Brasileiro e tombada como patrimônio municipal de Unaí.

COMO ASSISTIR

Para assistir às transmissões direto do Boqueirão, os internautas devem acessar:

YouTube da Paróquia

YouTube da Prefeitura