Projeto Unaí Encena abre inscrições para formação de novos atores

A partir desta segunda-feira, 2 de março, produtores da Cia. de Teatro Pé na Estrada começam a percorrer as escolas estaduais de Unaí. A intenção é buscar, entre os alunos que estão cursando o ensino médio, aqueles que se interessam pela formação teatral. Os alunos interessados levarão (para casa) uma ficha de inscrição, será preenchida pelos pais, que deverão autorizar a participação dos filhos nas oficinas. E, a partir de 7 de março, os inscritos terão suas tardes de sábado e domingo (das 14h às 18h) dedicadas ao aprendizado das técnicas do teatro: produção teatral, dramaturgia, sonoplastia, iluminação, maquiagem, figurino, cenário. Tudo gratuitamente. As oficinas de formação de atores ocorrem nos meses de março, abril, maio e junho nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, que funciona na UAI Hermes Martins Souto (antigo Sesi), e é parceira do Unaí Encena.

"Nas oficinas do projeto, procuramos passar para eles todos os suportes cênicos que compõem o teatro. Não adianta só preparar o ator, e não pensar na composição do figurino, do cenário", explica o diretor da Cia. de Teatro Pé na Estrada, André Campos. Idealizador e produtor do Unaí Encena, Campos é um dos "oficineiros" que vão preparar os novos atores nos próximos quatro meses. Com ele, estarão Rogério Luiz, Alif Cunha e Philipe Gottelib. O grupo contou com a presença nos anos anteriores de profissionais como Marley Oliveira, Rômulo San San, Luênia Guedes, Hugo Casarisi, Deborah Alessandra, Ramon Lima e Sara Lee. Muitos desses voltarão para as oficinas deste ano.

O Unaí Encena, em sua terceira edição, rendeu frutos promissores, principalmente nos últimos dois anos: em 2018, nasceu o grupo Contra Regra, e em 2019, o projeto deu origem à Cia Mulambo e ao grupo Hipólita. Esses grupos dão volume ao universo teatral unaiense, juntando-se aos mais antigos (Fênix, Kyrios e ao próprio Pé na Estrada). Na opinião de André Campos, a formação de novos atores e novos grupos é fundamental para também formar novas plateias. "Quanto mais grupos, mais gente fazendo teatro em Unaí, maior a possibilidade de formar novas plateias", afirma.

A formação em teatro é importante mesmo para quem não vai seguir a carreira de ator. A opinião é de Nazareno Paulino, do grupo teatral Kyrios. Segundo ele, a formação teatral é uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional sob os mais variados aspectos, podendo significar um diferencial competitivo.

"Um professor que fez teatro tem uma ferramenta a mais para transmitir o conhecimento. O advogado que faz (ou fez) teatro também tem mais possibilidade de sucesso na sua apresentação, tem um instrumento de comunicação a mais", argumenta Nazareno, que também é servidor da Secretaria de Cultura e destaca o papel da Prefeitura como ente importante no fomento e no apoio ao desenvolvimento das artes e da cultura na cidade.

Festival Estudantil

Depois de passar por todas as oficinas nos quatro meses de preparação (com exercícios e avaliações) e muitos ensaios livres (com os diretores), chegará a hora de o novo ator mostrar tudo o que foi aprendido. Nos últimos dias de junho, os grupos realizarão a montagem do festival estudantil, que ocorre no Cepasa, e atrai muita gente ao espaço.

Mobilizar o público espectador para assistir às peças do festival também integra a formação dos atores. Ao final, o festival estudantil de teatro premia os melhores: diretor, ator, atriz, figurino, sonoplastia, maquiagem e todos os outros suportes aprendidos. Além da visibilidade projetada sobre os novos atores, o evento também propõe um intercâmbio, atraindo a Unaí grupos teatrais de outras cidades, convidados para uma grande mostra.

Fotos:  André Campos

penaa 0001