Mais 260 unaienses serão beneficiados com curso de iniciação teatral

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Serão três meses de curso intensivo, aberto gratuitamente para pessoas de todas as idades. A iniciativa é da Cia. Teatral Chaplin, organizadora e executora do projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Unaí, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Todas as vagas colocadas à disposição do público já foram ocupadas e as 260 pessoas começam a oficina no dia 31 de agosto.

 

Até o final de novembro, os alunos vão participar de oficinas (de iniciação) da parte técnica (som, iluminação, sonoplastia, figurino, cenário) e da parte de atuação (exercício de canto, expressão corporal, dança, percussão, maquiagem artística). Alunos e professores usarão o espaço e a estrutura da UAI Hermes Martins Souto (antigo Sesi), imóvel da Prefeitura de Unaí que incorpora a Sectur.

 

Professor responsável pelo curso, Patrick Marc afirma que a oficina é uma resposta da Cia. Chaplin a uma demanda grande que existe na cidade por mais cursos na área teatral. Todos os membros do grupo vão participar como monitores. "Muita gente estava nos perguntando se tinha aulas de teatro na cidade e como fazer para participar. Em resposta, resolvemos abrir mais essa oficina, com o apoio da Sectur, que vai disponibilizar material, palco, equipamentos e espaço para reuniões, oficinas e ensaios", explica Patrick.

 

Além de garimpar talentos e revelar novos atores para a cena teatral unaiense, as oficinas pretendem formar pessoas "melhores" para o convívio em sociedade, segundo assinala Patrick Marc, apaixonado pelo teatro desde os seis anos, idade em que começou a se apresentar nas encenações escolares e outros ambientes públicos. "Queremos mostrar que Unaí possui talentos e pessoas com potencial para as artes cênicas", sentencia o ator/professor, hoje com 21 anos.

 

A paixão pelo teatro impulsiona Patrick e a Chaplin a fortalecer o segmento na cidade e beneficiar outros apaixonados pela cultura teatral. "Queremos oferecer essa oficina a pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso, ou por estarem estudando, ou por terem tido filhos na época, ou porque tinham vergonha de se apresentar em público", revela o professor/ator, que também passou por uma série de oficinas como esta que agora organiza.

 

Na culminância do projeto, no final de novembro, os novos atores apresentarão o resultado da oficina, brindando o público unaiense com pequenos esquetes teatrais, monólogos e outros quadros da arte cênica. O roteiro e a montagem das apresentações ficarão por conta dos próprios alunos.

 

Chaplin

 

A Cia Teatral Chaplin foi fundada ao final de uma oficina em que os próprios integrantes eram alunos concluintes. Essa oficina foi promovida por um grupo teatral unaiense, em 2015. De lá pra cá, os membros da companhia têm passado por cursos de aperfeiçoamento, principalmente em Belo Horizonte, Brasília e mesmo em Unaí, no intercâmbio com outros grupos.

 

Um dos objetivos da companhia, conta Patrick, é mostrar para os unaienses e moradores de cidades vizinhas que Unaí promove atividades culturais, que Unaí produz teatro de boa qualidade. A Cia Chaplin já se apresentou em outras localidades, incluindo Brasília. A companhia é mantida com pequenas contribuições. Como não vai cobrar nada dos alunos pela oficina de iniciação teatral, o próximo passo do grupo é buscar doações, com a finalidade de ofertar pelo menos uma camiseta "do curso" aos novos atores.

 

mascar1 0001




top