Múmia com mais de 5 mil anos: equipe de TV visita gruta do Gentio para falar sobre Acauã

A estimativa dos arqueólogos é que o corpo de Acauã tenha sido enterrado na gruta do Gentio há mais de 5 mil anos. A gruta está situada a 36km do Centro de Unaí na direção Garapuava/Jataí. A equipe do programa Terra Brasil (exibido no canal de TV Animal Planet) esteve em Unaí, na sexta-feira (5/7), para visitar a gruta do Gentio, a fim de recontar a história de Acauã. A múmia da menina e acompanhamentos funerários, descobertos em escavações arqueológicas feitas na gruta em 1973, encontram-se expostos no museu do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), no Rio de Janeiro. Para recontar essa história, no entanto, a equipe do Terra Brasil solicitou apoio logístico à Prefeitura de Unaí, que desde o primeiro momento se colocou à disposição do grupo.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, acertou todos os detalhes para garantir o apoio: pelo fato de a gruta estar situada em área rural particular, Luciana precisou correr atrás do proprietário do terreno, que mora em Paracatu, para pegar a autorização e transitar livremente pela região; arranjou todo o equipamento (capacetes e lanternas) que permitisse à equipe de 12 componentes entrarem na gruta; e contatou um "guia" que conhece bem a região e a própria gruta. Os capacetes e lanternas foram emprestados por Arilson Jacinto de Sousa, e quem guiou a equipe foi Rony Von dos Reis de Camargos.

Na manhã de sexta, a equipe composta por pessoal de produção, sonoplastia, cinegrafia, operadores de drone, biólogo e apresentador do programa foram a campo em busca das locações por onde a menina Acuã teria circulado e, finalmente, sido sepultada com direito a provável ritual funerário e possível embalsamento. O resultado do trabalho da equipe poderá ser conferido somente em outubro ou novembro, numa das temporadas do Terra Brasil, no canal Animal Planet. Antes, porém, de voltar para São Paulo (no final deste mês), a equipe visitará outras dez locações situadas em Goiás (Alto Paraíso), Tocantins e Bahia.

Com base em relatos arqueológicos, Luciana Navarro faz uma revelação surpreendente: os arqueólogos escavaram somente 140 metros na gruta do Gentio e acharam mais de 170 vestígios de seres humanos que "passaram" pela gruta há milhares de anos. Segundo ela, se houvesse outras intervenções arqueológicas no local, novas descobertas poderiam ser ainda mais reveladoras, já que a capacidade de escavação da gruta pode alcançar até 300 metros de profundidade. "Isso é muito interessante, e a maior parte da população de Unaí não tem o menor conhecimento dessa realidade", afirma a secretária.

A Prefeitura de Unaí avisará para a população, com antecedência, quando (dia e hora) o programa Terra Brasil – gravado na Gruta do Gentio – irá ao ar.

Clique aqui e confira o texto "Acauã – Uma Múmia Brasileira", dos arqueólogos Jandira Neto e Ondemar Dias.

grutt 0002

grutt 0001