Boqueirão 2019: mais que dobrou o número de participantes do concurso de estandartes de Santo Antônio

Prefeitura de Unaí (por meio do Museu Municipal) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizaram neste ano o 2º Concurso de Estandartes de Santo Antônio, evento que já faz parte do calendário oficial da Festa de Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. Foram 13 participantes em 2019, ante cinco concorrentes em 2018. Com o sucesso do evento, a expectativa dos organizadores é que o número de concorrentes passe de 20 no ano que vem e que romeiros de outras cidades participem do concurso. Os estandartes são ornamentos tradicionais utilizados principalmente durante as folias juninas que acompanham as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Os vencedores do concurso de estandartes de Santo Antônio em 2019 são: Lílian Vieira Borges (1º lugar), Marilene Feliciano Durães (2ª colocada) e Rasênia Gonçalves Gomes (3º lugar). Os três estandartes vencedores passam a fazer parte do acervo do Museu Municipal. A premiação dos vencedores foi ofertada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição: foram 500 reais para a primeira colocada, 300 reais para a segunda e 200 para a terceira. A Prefeitura ofereceu uma "lembrança" às vencedoras: um terço feito de buriti para o primeiro lugar, uma luminária de santo Antônio para a segunda e uma imagem de Santo Antônio esculpida no buriti para a terceira colocada.

Os vencedores do concurso de estandartes são escolhidos por cinco jurados, selecionados entre pessoas que frequentam a festa e apreciam obras de arte e artesanato, e pela votação popular. Os estandartes, para apreciação pública, ficam expostos em estande da Prefeitura instalado em ponto estratégico do distrito. Há cédulas de votação e urna para colher os votos populares. Nesta edição, foram mais de 1.100 votos. O resultado da votação (dos jurados e popular) só é revelado no momento da solenidade de entrega da premiação.

"Alguns romeiros de Brasília e de Goiás que viram a exposição disseram que no ano que vem vão participar do concurso", comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro. Segundo ela, a expectativa de ampliação do concurso pode ensejar aumento na estrutura de exposição das obras e até um valor maior da premiação dos vencedores. Em 2020, os grupos da igreja ajudarão a impulsionar a divulgação do evento.

O edital do concurso de estandartes de Santo Antônio em 2020 deve ser lançado durante a Semana Nacional de Museus, evento promovido no Museu Municipal de Unaí no mês de maio, ou 30 dias antes da Festa de Santo Antônio do Boqueirão.

estsant 0001
Da esquerda para a direita, 1º, 2º e 3º lugares:  Lílian Vieira Borges, Marilene Feliciano Durães
e Rasênia Gonçalves Gomes (esta última não estava presente e o estandarte foi apresentado
por Neuzani Soares Branquinho)