Semana da Consciência Negra em Unaí tem palestras, exposições, missa e concurso de beleza

As atividades comemorativas da "Semana" em Unaí começam nesta terça (20/11), quando o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. A abertura fica por conta do grupo Senzala de capoeira. Na quarta e quinta, haverá palestras durante o dia. Na quinta-feira, à noite, celebração da Missa Afro. Na noite de sexta, as atividades da semana se encerram com o Concurso da Beleza Negra, quando serão eleitos a Miss e o Mister Beleza Negra unaienses. A Semana da Consciência Negra é uma demanda sugerida pelo Conselho Municipal de Cultura, e absorvida pela Prefeitura, via Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Todas as atividades terão lugar no Uai (antigo Sesi).

Nesta terça (20/11), o grupo Senzala abre as comemorações, por volta das 14h, com palestra didática sobre instrumentos e materiais utilizados na capoeira. À noite, o Senzala exibe uma orquestra de berimbaus e forma a roda de capoeira, a partir das 18h30.

Como o tema Consciência Negra é pauta obrigatória no currículo escolar, as escolas foram convidadas a participar das atividades da semana, especialmente para as palestras que abordam a herança cultural legada pelos negros e sua forte influência nos hábitos e costumes nacionais (conhecimento, sabedoria tradicional, linguagem, artes, cultura geral, culinária, moda e nas mais variadas atividades que permeiam a vida brasileira).

A primeira palestra é nesta quarta, às 10h, ministrada pelo professor Arlindo Salatiel. Na quarta, à tarde (14h), é a vez de o tenente Ésio discorrer sobre o tema. Na quinta, o palestrante é César Júnior, de manhã (10h) e à tarde (14h). Os palestrantes possuem trabalhos realizados no segmento.

Além de os estudantes assistirem às palestras e terem a oportunidade de trocar informações, eles participarão ativamente da semana, exibindo (no UAI) seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Os trabalhos selecionados nas escolas estarão em exposição. Os alunos serão recebidos no UAI, na quarta e quinta, de manhã (às 8h30) e à tarde (às 13h30).

A Missa Afro, celebrada pelo padre Preguinho, na quinta (às 19h30), promete ser uma atração à parte, pelo forte teor cultural-religioso. A celebração deve misturar elementos simbólicos da cultura de matriz africana com atos litúrgicos do cristianismo católico, culminando na formação de um forte mosaico intercultural.

Outro ponto alto das comemorações, muito aguardado, é o desfile da beleza negra, quando haverá escolha do mais belo e da mais bela da noite. O Concurso da Beleza Negra fecha as comemorações da semana, na noite desta sexta-feira (23/11), a partir das 19h30. O grupo Simplicidade dará o toque musical ao desfile.

Homens e mulheres que vão concorrer ao título de "mais belo" desfilarão com roupas cedidas por lojas parceiras e receberão prêmios também doados por parceiros. O Concurso da Beleza Negra, iniciativa do Conselho de Cultura, conta com apoio da televisão local.

As inscrições dos participantes foram encerradas, e o edital do concurso pode ser conferido AQUI.

nigerr 0001