Unaí recebe a peça teatral “O Guardião da Agricultura”, nos dias 8 e 9 de outubro

A peça teatral vai abordar temas ligados à agricultura, consciência ambiental e alimentação saudável. As apresentações serão no UAI (antigo Clube do Sesi), nos dias 8 e 9 de outubro, em três horários: 9h30, 15h30 e 19h. Nos turnos da manhã e tarde, os alunos das Escolas Municipais Tomaz Pinto da Silva (Mamoeiro) e Dr. Israel Pinheiro (Novo Horizonte) assistem à peça. No período da noite, a ideia é envolver as cantineiras das redes municipal e estadual de ensino. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Educação estão se responsabilizando por mobilizar o público-alvo.

"O papel da Secretaria de Cultura no projeto foi aceitar a vinda do grupo e preparar o local da apresentação. E da Educação é mobilizar os alunos. Não envolve nenhum custo para o município", explicou a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo). A apresentação teatral é uma ação da empresa de Campinas (SP), 3S Projetos (Cultura, Esporte e Sustentabilidade), incentivada pela Lei Rouanet e patrocinada pelo Rabobank Brasil, entidade com sede na Holanda financiadora de empresas do setor de alimentos e do agronegócio.

O patrocinador indicou apenas duas cidades no Estado de Minas Gerais para receber a peça teatral: Unaí e Patrocínio.

Peça

O Guardião da Agricultura fará uma abordagem leve, divertida e interativa com as crianças e adolescentes sobre os aspectos relacionados à própria agricultura, ao desenvolvimento sustentável e à alimentação saudável. O intuito é despertar interesse no público infantojuvenil para o futuro dos setores envolvidos (agricultura, uso racional da água e dos recursos naturais, aproveitamento integral dos alimentos, combate ao desperdício e sobrevivência do planeta).

Na apresentação noturna, uma abordagem sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos e o combate ao desperdício. E para essa exibição, a ideia, segundo Luciana Navarro, é envolver as cantineiras das escolas municipais e estaduais. "Porque elas lidam diretamente com a alimentação nas escolas, podem aproveitar o que vão aprender, e ainda podem passar o conhecimento para os alunos".

guagric 0001