Comenda de Santo Antônio do Boqueirão é concedida a pessoas que “engrandeceram” a romaria

Aguimar de Barros Oliveira, Francisco Lemos de Souza, João Melgaço de Abreu, Júlio Ivo Santana e Venino da Silva Salgado (in memorian) foram os agraciados com a Comenda de Santo Antônio do Boqueirão em 2017, ano da 269ª Festa e Romaria. A solenidade de entrega das comendas foi na tarde dessa terça-feira (13/6), dia de Santo Antônio. O evento ocorreu na sede da Associação dos Romeiros e contou com a presença do prefeito José Gomes Branquinho e do vice-prefeito Waldir Novais. Participaram da entrega das comendas a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, o presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab), Edmundo Basílio de Oliveira, o representante da Câmara Municipal vereador Tião do Rodo, e o pároco frei Geraldo da Abadia (da Paróquia Nossa Senhora da Conceição).

A comenda foi instituída por decreto municipal em 2007, no primeiro mandato de Antério Mânica. Visa reconhecer, por meio da honraria, quem contribui ou contribuiu para o crescimento e consolidação da Festa e Romaria ao longo dos anos. A cada ano, o nome dos agraciados é indicado por Prefeitura de Unaí, Arsab e paróquia.

comenda 0006

Agraciado com a comenda 2017, o ex-presidente da Arsab Aguimar de Barros Oliveira lembrou que frequenta a romaria desde que tinha sete anos de idade. Hoje, com 53, observa que o distrito melhorou muito a infraestrutura para receber romeiros e visitantes.

"Eu vinha de carro de boi com meus pais. A gente não tinha estrutura nenhuma aqui. Ficávamos acampados no meio da mata, tínhamos de deslocar até o rio para pegar água. Não havia um mínimo de conforto", contou.

Com o passar dos tempos, observou Aguimar, a união entre Prefeitura, Arsab e paróquia resultou em melhorias na infraestrutura para receber os visitantes. "Nossa obrigação é dar algum conforto para quem vai passar uns dias aqui na romaria", ressaltou, acrescentando que o romeiro tradicional chega ao Boqueirão antes do dia 10 e só vai embora no dia 14 de junho.

comenda 0001

Outro que recebeu a honraria foi Francisco Lemos de Souza, romeiro de Santo Antônio do Boqueirão há 57 anos. Foi apresentado à romaria pela esposa, Natalina Araújo de Souza, nascida e criada no distrito. Depois de agradecer a Prefeitura pela distinção, Sr. Francisco disse que dividiria esse "prêmio" com a família, especialmente com dona Natalina.

comenda 0002

João Papagaio, nascido João Melgaço Abreu, frequenta a romaria desde 1967. A família de João Papagaio chega para a romaria do Boqueirão no melhor estilo e do jeito que mais apreciam: a bordo de carros de bois. Chegaram ao Boqueirão na terça-feira (6/6) e só saem quando a festa acaba. Desde 2001, a família acampa no terreno da Associação dos Romeiros.

comenda 0003

A simplicidade, a humildade e o desejo de servir são as marcas registradas do agraciado Júlio Ivo de Santana. Há mais de 30 anos, Sr. Júlio participa da romaria auxiliando e colaborando com as ações da paróquia.

comenda 0004

A homenagem "in memorian" deste ano é um reconhecimento à importância de Venino da Silva Salgado para a romaria. A comenda foi recebida pela viúva, Isabel Martins de Melo.

Sr. Venino nasceu em 1926, na Fazenda Papamel (Unaí). Criado pelo pai viúvo, iniciou sua trajetória como candeeiro nas rotas de Unaí-Paracatu, onde trocava mercadorias. Sempre utilizou os bois como apoio. Esses eram sua grande paixão. Carrear para o Boqueirão tornou-se tradição. Viveu como "carreiro valente". Morreu em setembro de 2014.

comenda 0005

Os homenageados foram muito aplaudidos por familiares, romeiros e visitantes presentes à sede da Arsab.

comda 0001