Manhã cívica marca início dos trabalhos

Antes de iniciar o expediente, na manhã desta segunda-feira (2/1), o governo de Unaí promoveu uma solenidade cívica, com hasteamento de bandeiras (do Brasil, do Estado de Minas e do município de Unaí) e apresentação pública do primeiro escalão de auxiliares (secretários e assessores) do prefeito.

"As bandeiras ficarão hasteadas, e regularmente faremos solenidades para trocar nossos pavilhões nacional, estadual e municipal", afirmou o prefeito José Gomes Branquinho.

No trabalho de resgate de autoestima do unaiense, o civismo terá um lugar especial, na opinião do novo prefeito.. "Me emociono ao ouvir o Hino de Unaí, e ainda não sabemos a letra. Mas nós vamos aprender. A letra do hino é bonita, é riquíssima, e retrata o que é Unaí. Vamos incentivar nossas crianças a cantar o nosso hino".

Trabalho

No primeiro dia de trabalho, o prefeito Branquinho disse que pela manhã ficaria pronto o decreto que atualizaria o horário do expediente da Prefeitura e dos órgãos municipais (diretos e indiretos) – das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.

"Nós vamos precisar muito dos servidores, e vamos trabalhar de uma forma um pouco diferente, com humildade, dedicação e espírito para abraçar Unaí, porque ela está precisando muito de carinho. A nossa população está precisando muito ser respeitada", enfatizou o prefeito, para quem "só é respeitado quem respeita".

Credibilidade

O prefeito Branquinho reiterou a necessidade de o governo unaiense resgatar a credibilidade com os servidores, fornecedores e população.

"Quem trabalha tem de receber dentro do mês trabalhado. Vamos pagar os servidores até o último dia útil de cada mês. Será assim nos quatro anos. Isso é respeitar quem trabalha", salientou.

Além disso, o prefeito afirmou que o governo já está buscando a forma de fazer o pagamento da folha de novembro.

Ao mesmo tempo, segundo ele, serão pagas as rescisões contratuais de outubro (com os direitos trabalhistas que constam nas rescisões). "E assim – afirmou ele – sucessivamente, salários e rescisões (atrasados) serão pagos".

Branquinho também declarou que, num segundo momento, a dívida com os fornecedores também será quitada. E justifica: "temos de resgatar a credibilidade também com os fornecedores. Pagando os fornecedores em dia, pagamos mais barato. Isso é respeitar o dinheiro público".

Hábitos e costumes

Mudar hábitos e costumes arraigados também está entre os objetivos da administração municipal.

Tarefa que, segundo Branquinho, envolve servidores, fornecedores e população em geral. Entre outras coisas, ele chama a atenção para lixo nas ruas, entulho nas calçadas e outros costumes que deverão ser mudados.

Uma das decisões de governo que chamam a atenção será não usar fogos de artifício durante as solenidades, em respeito às pessoas e aos animais.

Esses e outros princípios, segundo Branquinho, a administração municipal adotará durante os quatro anos de governo. "Precisamos abraçar carinhosamente nossa Unaí, tornando-a mais humana e mais feliz", finalizou.

civica 0003
Prefeito Branquinho, vice-prefeito Waldir e Roberto César (representando os servidores)
durante hasteamento das bandeiras

civica 0001