RETROSPECTIVA – AGRICULTURA E SERVIÇOS RURAIS 2017/2018

A Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços Rurais conta com sete patrolas, duas pá carregadeiras, um trator de esteira, uma retroescavadeira, um caminhão prancha e carreta, seis caminhões e uma equipe de servidores para consertar estradas, construir e reformar pontes, fazer mata-burros e instalar bueiros na zona rural. Faz parte, ainda, dar assistência a pequenos produtores rurais, auxiliar o Incra na legalização de terras e distribuir sementes de milho e insumos agrícolas para fomentar a pequena produção.

Pontes

A PMU vem passando um pente fino nas pontes do município. Muitas delas foram construídas há mais de 50 anos e precisam passar por revisão constante. Outras estão sendo substituídas por terem sido completamente destruídas.

O secretário Zé Goiás explica que muitas dessas pontes já não suportam mais a carga a que são submetidas. Segundo ele, pontes construídas décadas atrás para suportar peso de até 15 toneladas estão cedendo, porque não estão suportando cargas com peso superior a 50 toneladas. Segundo ele, "produtores estão instalando muitos pivôs na área do Vão. As pontes não estão aguentando o peso".

Dos trabalhos feitos até agora, Zé Goiás destaca a construção da ponte sobre o Canabravinha, na região do Almesca (direção a Natalândia). A construção iniciou-se na gestão municipal anterior, mas foi concluída na atual, segundo explica o secretário. "Foi feita com mão de obra da própria Prefeitura e com dinheiro do município. Para concluir a obra, quatro homens trabalharam direto durante nove meses". A ponte custou R$ 200 mil aos cofres da Prefeitura.

Outro destaque lembrado pelo secretário foi a construção da ponte sobre o córrego Roncador. "Uma ponte de 60 anos que foi embora. A nova será uma obra para a vida toda", ele garante. Mas a obra ainda está em execução, faltando colocar as vigas e o cimento. A ponte está sendo construída por empresa vencedora de processo licitatório. Custou R$ 340 mil aos cofres da PMU.

Estradas, bueiros e mata-burros

A Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais não passa um dia sequer sem arrumar estradas, reformar pontes e instalar bueiros, segundo conta Zé Goiás.

As linhas mestras, ou estradas-eixo, recebem uma atenção especial, pois por elas trafegam diariamente os veículos do transporte escolar e os que escoam a produção, com destaque para o leite.

Somente este ano, conforme Zé Goiás, a PMU recuperou mais de 13 mil quilômetros de estradas vicinais. "São seis meses arrumando as estradas e outros seis retocando, como pode, no período da chuva", ele explica, acrescentando que a Prefeitura vai fazendo o que pode, priorizando principalmente a recuperação dos pontos mais críticos. "Agora mesmo, com tanta chuva, são muitos atoleiros. Estamos trabalhando todos os dias".

Desde o início de 2017, já foram colocados 108 mata-burros de ferro nas estradas rurais. Os mata-burros estão substituindo os colchetes de cercas. Zé Goiás explica que a substituição acaba com a necessidade de alunos usuários do transporte escolar terem de descer dos veículos para abrir e fechar colchetes. Os outros 50 mata-burros de ferro já estão na fila para serem instalados.

Outra prática adotada é a substituição de pequenas pontes por bueiros. Onde a operação é possível, foram instalados 23 bueiros. A partir de janeiro de 2019, uma parceria com a Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj) resultará na fabricação de manilhas para dar impulso ao trabalho de retomada de instalação de bueiros.

Assistência ao pequeno

Uma das orientações da Administração Municipal, conta Zé Goiás, é a assistência ao pequeno produtor rural. Uma das ações da PMU foi a distribuição de 300 mil quilos de sementes de milho (qualificadas para o plantio) para as associações de pequenos produtores rurais. Foram beneficiadas cerca de 5.500 famílias.

A Administração Municipal também vem prestando assistência aos produtores que desejam vender seu produto diretamente para o consumidor de leite, queijo, frango, peixe, porco e outros produtos "in natura". Para isso, a Secretaria de Agricultura oferece a participação do produtor no programa do Serviço de Inspeção Municipal (Sim), para legalizar esta venda direta para o consumidor.

Zé Goiás lembrou também que já foram atendidas mais de 600 famílias de chacareiros com gradeação da terra em bairros como Chácaras Rio Preto, Chácaras Colina, Mamoeiro, Setor de Mansões e Kamayurá. Dois tratores da secretaria fazem duas horas de gradeação para cada pequeno chacareiro dessas regiões próximas. A PMU fomenta ainda a pequena produção com a doação de insumos agrícolas, como plantadeiras e carretinhas.

Parceria com o Incra

A Secretaria de Agricultura atende ainda as comunidades que vivem (com pouca ou nenhuma estrutura) em áreas de assentamento do Incra. A principal ação é a distribuição de água potável via caminhões-pipa. O município apoia o Incra também nos processos de legalização de terras e outras questões burocráticas.

Plano

Zé Goiás antecipa que um dos projetos a serem executados em 2019 é o atendimento ao pequeno produtor "da porteira pra dentro". Além do melhoramento de vias dentro da propriedade ("tem curral que o produtor tá tirando leite com barro até o joelho", afirma o secretário), a PMU pretende construir barraginhas para captação e armazenamento de água da chuva nessas pequenas propriedades.

retroag 0001