Unaí assina termo de cooperação para beneficiar pequenos produtores rurais

O prefeito José Gomes Branquinho assinou, na tarde dessa quarta-feira (17/5) em Brasília, termo de cooperação mútua entre o município de Unaí e a Superintendência Federal de Agricultura do DF, órgão do Ministério da Agricultura. O documento assinado com o superintendente Bernardo Sayão Neto possibilita a Unaí ter acesso a recursos financeiros, veículos, máquinas e implementos agrícolas e ainda a recursos materiais para construção de pontes de cimento, bueiros, barraginhas e outros equipamentos no meio rural. O beneficiário das ações deve ser o pequeno produtor rural.

Esse termo de cooperação foi o primeiro passo dado por Unaí para garantir o aporte de bens e recursos oriundos do órgão federal. O próximo passo é a apresentação de um pré-projeto da Prefeitura com demonstração do que se pretende construir e quais os recursos e bens demandados pelo município.

De acordo com o prefeito Branquinho, o município vai se preparar para buscar os recursos necessários. Entre as muitas demandas, Branquinho cita, por exemplo, que a área rural necesssita de poços artesianos, captação de água, caixas d'água, bombas e canos para distribuição de água.

Na lista, ainda estão máquinas escavadeiras, tratores, implementos agrícolas e outros equipamentos para facilitar a vida do pequeno produtor rural.

Unaí apresentará à Superintendência Federal de Agricultura as mesmas solicitações já feitas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O pequeno produtor unaiense vive principalmente nas áreas do "vão". São mais de 40 assentamentos da agricultura familiar espalhados pelo município. Em torno da pequena produção rural, vivem mais de 5.000 famílias.

supagric 0001

supagric 0002