PMU quer mais comerciantes unaienses participando das licitações

O comerciante ou empresário que pretende vender ou prestar serviços para a Prefeitura é obrigado a participar de processo licitatório. Esse certame democratiza a participação (de qualquer interessado apto) e seleciona o que é mais vantajoso para a Administração Pública, em conformidade com a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 (e alterações subsequentes). A licitação é aberta para todo o Brasil e objeto de ampla publicidade. Para a Administração Municipal, no entanto, é preciso estimular a participação de comerciantes e empresários unaienses nos processos licitatórios. Hoje, as empresas "de fora" são as que mais vendem e prestam serviços para a Prefeitura de Unaí.

De acordo com o superintendente administrativo de Licitações, Eurípedes Santana, quase todos os dias a PMU lança um edital para compra dos mais variados produtos ou para contratar serviços. Ele lamenta que comerciantes unaienses estejam deixando de participar, pelo simples motivo de não acompanharem a publicação do lançamento de editais. "Algumas empresas de fora colocam 'olheiros' para acompanhar o site da Prefeitura. Vamos lançando o edital, e já tem gente de outras cidades entrando em contato", revela.

Além do site oficial (www.prefeituraunai.mg.gov.br ), os editais de licitação são publicados também no mural da Prefeitura, onde são afixados os atos e fatos da Administração Municipal. O mural fica na portaria de entrada do prédio. Quando a obra ou serviço envolve dinheiro estadual, o edital é publicado também no Diário Oficial do Estado e, em caso de aporte de recurso federal, é publicado igualmente no Diário Oficial da União. Mas o setor de Compras e Licitações da Prefeitura também está preparado para oferecer todas as informações aos interessados, tanto no atendimento pessoal quanto por telefone, no 3677 9610 (ramais 9013, 9014, 9015 e 9016).

"Quando um edital de licitação é lançado, preparamos nosso pessoal para prestar todas as informações necessárias aos interessados, que podem e devem nos procurar", afirma Santana. Para participar, no entanto, os comerciantes e empresários (pequenos, médios e grandes) devem estar aptos, com a documentação em dia e cumprir todas as exigências que constam do edital.

A PMU compra diariamente todo tipo de produto, condição que oportuniza aos variados ramos do comércio unaiense vender para o município. A ideia de incentivar a participação do comércio local nas compras e serviços da Prefeitura visa movimentar a roda da economia municipal, criar oportunidades para manter postos de trabalho e gerar novas vagas e, principalmente, melhorar a renda geral em Unaí.

Nessa campanha de incentivo da Administração Municipal, o comerciante é estimulado a comparecer ao setor de Compras e Licitações da PMU, conhecer o funcionamento dos certames, saber como fazer para participar, cadastrar sua empresa ou atualizar os dados já existentes. E, o que é mais importante: participar. O setor está preparado para conceder todas as informações, tanto pessoalmente quanto pelo telefone 3677-9610 (ramais 9013, 9014, 9015 e 9016).

punai 0001