Acessibilidade

Chegou a hora de a população dizer o que quer para a saúde nos próximos quatro anos
Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It

A Conferência Municipal de Saúde de Unaí será aberta oficialmente nesta quarta (21/5), às 19 horas, no Salão Rural do Parque de Exposições. Na quinta-feira, durante todo o dia, a parte mais importante da conferência: quando há formação dos grupos de trabalho, são sugeridas propostas, os grupos discutem essas propostas e os delegados (representantes das comunidades) defendem as propostas e as colocam para votação. O evento é aberto à participação pública. É só chegar e participar.

O mais importante: as propostas aprovadas pela plenária final serão consolidadas no Plano Municipal de Saúde, documento que servirá como eixo norteador das políticas públicas que a Administração Municipal adotará nos próximos quatro anos. “Tudo o que está no plano de saúde atual, seguido pela administração, um dia foi elencado pela comunidade”, explica a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rejane Borges.

O conselho, órgão colegiado que representa a sociedade junto à administração do município (vários segmentos da sociedade civil unaiense estão lá representados), é o responsável pela organização da conferência e pela convocação da sociedade. A promoção e os custos para a realização correm por conta da Prefeitura de Unaí, via Secretaria de Saúde.

Além de órgão consultivo da Prefeitura, independente e funcionando como parceiro, o CMS também é fiscalizador do trabalho da Saúde Pública Municipal.

PROPOSTAS PREVIAMENTE COLETAS NO CAMPO E NA CIDADE

Para facilitar a participação e o envolvimento do maior número possível de pessoas na formulação das propostas que seguirão para a plenária, foram realizadas pré-conferências em Ruralminas, Garapuava, Boa Vista, Palmeirinha, Boqueirão, Brasolândia, Boqueirãozinho e, também na área urbana.

As propostas formuladas nessas pré-conferências estão sendo organizadas para apresentação na plenária de quinta-feira. Com a participação média de 25 a 40 pessoas por evento na área rural, a maioria solicitou a instalação de uma unidade de saúde em sua comunidade. E quem já tem, quer a unidade bem estruturada e funcionando.




confsaudee01




top