Acessibilidade

Parceria PMU/AMNOR vai resultar em mais 450 castrações de cães
Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It

O mutirão de castrações de cães (machos e fêmeas) foi iniciado nessa terça (20/5) e segue até 5 de junho. A operação resulta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Prefeitura e Ministério Público de Minas Gerais, no qual a Administração Municipal, em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor), se compromete a castrar 1.200 animais em três etapas: nos anos 2024, 2025 e 2026.

Com o castramóvel da Amnor, veículo estruturado para as operações e estacionado na Secretaria de Meio Ambiente (Semand), vieram três médicos veterinários (um supervisor). Essa equipe conta com o apoio de duas veterinárias da Semand, para ações pós-operatórias e de supervisão. A Faculdade Facisa e a Universidade Federal (UFVJM) também enviaram estagiários para apoio. Somente no primeiro dia do mutirão, foram castrados 62 animais.

Entre as 450 esterilizações previstas, grande parte é de tutores que estavam aguardando pela cirurgia (registrados na secretaria), outros tantos de protetoras (uma delas levou cinco cães no primeiro dia) e duas dezenas de cães recolhidos pela Semand nas ruas da cidade.

CONTROLE POPULACIONAL

Numa ninhada de cães, vêm muitos filhotes. E muitos acabam nas ruas, abandonados à própria sorte e sujeitos a maus-tratos e a uma série de ameaças: agressões, fome, sede, doenças, atropelamentos e morte.

Além das medidas do TAC, a Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando o controle populacional de cães e gatos no município. Unaí possui um castramóvel e duas veterinárias na Semand. Com a conclusão desse mutirão, mais de 1.000 animais estarão castrados em Unaí entre janeiro e a primeira dezena de junho.

A esterilização das fêmeas, por exemplo, além do controle populacional, também elimina o risco de infecção grave no útero e reduz a possibilidade de câncer de mama e de ovários. E, entre outros benefícios, elimina o cio e melhora o comportamento. Resultado: ajuda a combater o abandono e a mortalidade.

Em todos esses processos de castração, o animal recebe um microchip (implantado sob a pele), que contém um código único de identificação. O dispositivo eletrônico, do tamanho de um grão de arroz, carrega informações sobre o animal, como o nome do tutor e informações de contato. Isso facilita a identificação do cão ou gato em caso de perda ou roubo.





petsamnorr04
Castramóvel da Amnor está estacionado na Secretaria de Meio Ambiente

petsamnorr03
O mutirão planeja esterilizar 450 cães machos e fêmeas até o dia 5 de junho

petsamnorr06
Somente no primeiro dia do mutirão, 62 cães foram castrados 

petsamnorr05

petsamnorr02

petsamnorr01




top