Acessibilidade

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) visitam a AgroBrasília
Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It

Quarenta e cinco alunos da EJA , cinco professores, o diretor coordenador e a secretária do programa de Educação de Jovens e Adultos de Unaí (EJA) visitaram a AgroBrasília, na quinta (22/5). A feira de tecnologias e inovação do agro do Distrito Federal é realizada anualmente no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR-251), a pouco mais de 100 km de distância do Centro de Unaí. A AgroBrasília 2025 recebeu 188 mil visitantes e negociou R$ 5,1 bilhões, entre os dias 20 e 24 de maio.

 

Visitar uma das maiores e mais importantes feiras do agronegócio da região Centro-Oeste é uma iniciativa que nasceu com os próprios alunos da EJA, que vinham apresentando essa demanda à direção do programa de Educação de Jovens e Adultos (braço da Secretaria Municipal de Educação) havia mais de três anos. A direção correu atrás e satisfez o desejo da turma.

 

Entusiasmados com o que encontrariam na feira, os 45 alunos (a maioria com mais de 50 anos de idade) saíram dos distritos de Garapuava e Ruralminas, dos PAs Barreirinho, Brejinho, Florestan Fernandes e Santa Maria por volta das 4h da madrugada. Foram recebidos com um lanche na Escola Glória Moreira, secretaria da EJA em Unaí, e rumaram em direção ao Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, por volta das 8h30.

 

Entraram no parque por volta das 10h30. Visitaram os mais diversos estandes. “Eles e elas (trabalhadores rurais) ficaram maravilhados. Puderam sair um pouco do universo de sua lida na roça e conhecer um mundo lá fora, repleto de tecnologias e de inovações”, disse o diretor-coordenador da EJA, João Amarildo Filho. “Foi uma repercussão muito boa. Além dos alunos terem aproveitado bastante, tinha muita gente lá na feira querendo saber o que era esse projeto”.

 

O Projeto AgroBrasília da EJA Unaí não seria somente a visita à feira, segundo o diretor. Por dois ou três dias, os professores vão desenvolver atividades em sala de aula, para que os alunos possam expor o seu pensamento, o seu sentimento, a sua impressão sobre o que viram e ouviram.

 

E o tema da AgroBrasília 2025 (“Agro: oportunidade para todos”) coincidiu oportunamente com a visita dos alunos da EJA Unaí.

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UNAÍ

 

O EJA é um programa voltado para maiores de 15 anos que não tiveram oportunidade de estudar na idade regular. Há turmas na cidade e na zona rural.

 

Na cidade, a Escola Glória Moreira (no bairro Canabrava) oferece o ciclo completo de EJA para o ensino fundamental: sala multisseriada (do 1º ao 5º ano) e turmas separadas de 6º ao 9º ano; no CAIC do bairro Novo Horizonte há uma turma de multisseriado (1º ao 5º ano); e no santuário (bairro Divineia), uma turma de multisseriado para os residentes do Abrigo Frei Anselmo.

 

Na zona rural, o EJA funciona no PA Barrerinho, PA Florestan Fernandes, PA Vazante, PA Santa Maria, Ruralminas e Garapuava.

A direção tem propostas para aberturas de novas turmas multisseriadas no Mamoeiro, na Chapada do Catingueiro e no Curral do Fogo.

 

Lembrando que as classes multisseriadas incluem a alfabetização (ensinar a ler e escrever). E que, grosso modo, a EJA funciona como um “supletivo adaptado”, ou seja, cada ano pode ser concluído em seis meses.

 

 Fotos: EJA 

agrobsb01
Parte do grupo ao lado da Escola Glória Moreira, no bairro Canabrava

agrobsb02
Os alunos foram recebidos com um lanche na Glória Moreira

agrobsb04
Chegada ao Parque Tecnológico no DF

agrobsb03

FOTOS ABAIXO: SITE OFICIAL DA AGROBRASÍLIA (INVICTA COMUNICAÇÃO)
agrobrass01

feirabsb01
Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal

 




top