Aniversário de Unaí, 79 anos – Crianças e adolescentes da região do Mamoeiro e do Água Branca terão ônibus gratuito para o Parque de Exposições

- Outros bairros da cidade não terão o mesmo benefício, porque experiências anteriores demonstraram falta de procura, e ônibus fretados ficavam ociosos.

Nas tardes deste sábado e domingo (14 e 15/1), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) vai cuidar do transporte de ida e volta das crianças e adolescentes para o Parque de Exposições, principal palco de comemorações do aniversário de Unaí e onde crianças e adolescentes poderão se divertir à beça, numa tarde dedicada à distração e ao lazer.

Não precisa de correria, porque os ônibus farão mais de uma viagem. Encheu, o ônibus sai. Além disso, são dois horários de saída para o parque: às 14h e às 16h.

Do MAMOEIRO, o local de saída será em frente ao Cras. No ÁGUA BRANCA, a saída será da rua José de Assis, próximo à creche, em frente ao armazém do “seu” Joaquim.

A turma que for às 14h, retorna às 16; a que for às 16h, retorna às 18h. Se precisar, cada ônibus fará duas viagens (ou mais) para atender toda a demanda.

CRIANÇAS DEVEM ESTAR ACOMPANHADAS DE PAI OU MÃE, TODOS DOCUMENTADOS (INCLUSIVE AS CRIANÇAS)

Cada ônibus terá dois monitores da Semdesc, que vão cuidar da conferência dos documentos de pais e filhos (antes da entrada no veículo), e ainda cuidar do controle e das orientações dentro dos ônibus. Crianças só entrarão no ônibus se acompanhadas por pai ou mãe, e será cobrado documento de todos.

“Criança (até 12 anos incompletos) sozinha não entra no ônibus. Só com pai e mãe, todos documentados. Nenhuma vai entrar com tio, primo, irmão, ou outro familiar. Somente com pai e mãe”, observa a secretária municipal Cláudia de Oliveira (Desenvolvimento Social e Cidadania).

Quanto aos adolescentes (12 a 18 anos), Cláudia explica que poderão “viajar” sozinhos (por ser durante o dia), desde que estejam portando documento de identificação ou registro oficial, que também serão cobrados na entrada do ônibus.

“Ninguém entrará no ônibus sem documento oficial de identificação”, resume a secretária.

30 MONITORES NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Os monitores foram escalados pela Semdesc, para acompanhar a circulação das crianças e adolescentes dentro do parque, especialmente na área dos brinquedos.

Para facilitar o controle e as orientações no parque (que começam a ser passadas dentro do próprio ônibus), a ideia é que cada criança e adolescente use uma fita de identificação.

“Fizemos esse serviço (levar e trazer crianças e adolescentes) em outros anos (por ocasião do aniversário da cidade) e deu muito certo. A gente fixa os horários, conversa, orienta. Tudo isso facilita o monitoramento dessas turmas. Sempre deu certo”, arremata Cláudia de Oliveira.

POR QUE O BENEFÍCIO SÓ PARA MAMOEIRO, ÁGUA BRANCA E BAIRROS VIZINHOS?

A secretária explica que a medida é baseada em experiências de anos anteriores. “Mamoeiro e Santa Clara estão fora da cidade, são mais distantes, a demanda por transporte é grande. A procura é muito grande também no Água Branca e bairros depois da ponte. Quantos aos outros bairros, mais dentro da cidade, as experiências (de anos anteriores) nos mostraram que os ônibus não são aproveitados, rodam vazios”.

gurii 0001