Símbolos Municipais

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

brasao municipio unai mgO Brasão do Município de Unaí foi criado através da lei municipal Nº 931, de 20 de Agosto de 1980. Assim é descrito:

Parágrafo único. O Brasão descrito neste artigo em termos próprios de Heráldica tem a seguinte interpretação simbólica: 

a) o Escudo Clássico Flamengo Ibérico preferido para representar o Brasão de Armas de Unaí, de origem Alemã foi adotado em toda Península Ibérica quando dos estudos de seu Brasão de domínio notadamente em Portugal. Esse é o estilo preferido embora a história nos afirme ter sido o estilo Samnítico de origem francesa, e tenha sido realmente o 1º estilo de escudo introduzido em Portugal já que o Conde Henrique de Borgonha, fundador do Condado Portucalense, era francês de nascimento

b) a coroa mural que o sobrepõe é o Símbolo Universal dos Brasões do domínio que sendo de 8 (oito) torres dos quais apenas 5 (cinco) são visíveis em perspectiva do desenho, classifica a cidade representada na 2ª grandeza, a iluminura do goles atesta se tratar de sede de Comarca. 

c) a cor azul do campo do escudo é símbolo de justica, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura. 

d) a flor de lis de argente (prata) é símbolo de Nossa Senhora lembrando o Orago da cidade que é Nossa Senhora da Conceição. 

e) as buzinas de caça estilo boiadeiro de jalde (ouro) representam uma das riquezas econômicas que se destacam no Município. 

f) a cor jalde (ouro) e símbolo heráldico da riqueza, nobreza, perseverança, glória e esplendor. 

g) a faixa ondada de sable (preto), representa no Brasão o palantismo do escudo posto que o Topônico Unaí significa rio negro. 

h) nos ornamentos exteriores o arroz e o milho representados falam dos principais produtos agrícolas do Município: 

i) finalizando o listel de goles (vermelho) simboliza a audácia, intrepidez, coragem e valentia, tem a inscrição em letras Argentinas prateadas do topônimo Unaí, ladeado pela data de sua emancipação Política, 30.12.1943.


Hinos




top