Limpeza urbana – moradores são responsáveis pela limpeza do passeio e da sarjeta próximos a sua residência

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

O Código de Posturas do Município de Unaí, no seu Capítulo II, artigo 27, é categórico: “Os moradores são responsáveis pela limpeza do passeio e sarjeta fronteiriços à sua residência”.


É notório que em várias partes da cidade a chuva contribuiu para o crescimento do mato. E, de uma hora para outra, o problema saltou aos olhos: passeios e sarjetas espalhadas pela cidade encheram-se de mato.


Resultado: em muitos locais, a Prefeitura já começou a fazer o serviço (de capina e raspagem) e pede que o morador que puder faça o mesmo, ou antecipe-se à equipe, que assim pode atuar em outras frentes de limpeza.


Na manhã desta quinta (16/3), deparamos com equipes do serviço de limpeza urbana trabalhando em ruas dos bairros Cruzeiro e Jacilândia.


As equipes terminam o serviço num bairro e seguem para outro. Uma delas, por exemplo, nessa quarta (15), estava na rua Santa Luzia, nos bairros Cachoeira e Nossa Senhora Aparecida.


“Naquelas áreas que a Prefeitura está limpando, pedimos aos moradores que mantenham esses espaços limpos. Não deixem o mato crescer. Vamos ajudar a manter”, conclama o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Durval Mendonça.


PASSEIOS LIVRES E DESIMPEDIDOS


Outra determinação da lei é que os passeios estejam desimpedidos, ou seja, livres para a passagem de pedestres (alguns portam muletas ou bengalas, outros transitam em cadeiras de rodas e alguns empurram carrinhos de bebê).


Material de construção, entulhos ou “restos e sobras” de qualquer material que impeçam a passagem livre devem ser removidos da calçada pelo proprietário. Aliás, nem deveriam estar lá.


Areia, cimento, brita, tijolos, telhados e outros devem ficar no canteiro de obras, do lado de dentro da construção. De acordo com a lei, não devem ficar na calçada ou na rua, obstruindo as vias públicas.


O secretário Durval Mendonça diz entender que a cidade precisa crescer e se desenvolver, e isso passa pelas construções, mas também admite que a legislação precisa ser obedecida, a fim de preservar os direitos e deveres dos cidadãos “como um todo”.


Ou seja, o direito particular (de um construir) não pode estar acima do direito coletivo (de vários transitarem livremente pela via pública).


RESTOS DE AREIA E DE BRITA


Tem muita gente que deixa resto de areia e de brita na calçada em frente a casa. O cachorro ou gato do vizinho vai lá e... faz suas necessidades. Pronto, quem se acha prejudicado torce o nariz. E tome reclamação na Prefeitura.


Para evitar este e outros aborrecimentos, a determinação é o morador não deixar esses restos de areia e brita na calçada. Além de proibido pela legislação, a rua fica mais feia, mais fedida e menos sadia.


É só o dono limpar. E, se foi a Prefeitura que limpou... (o dono) ajudar a manter limpo.

 

capinn ascom unai003

capinn ascom unai001

capinn ascom unai002

capinn ascom unai004

capinn ascom unai005

capinn ascom unai007

capinn ascom unai008

capinn ascom unai009

capinn ascom unai010

capinn ascom unai011

capinn ascom unai012

capinn ascom unai013

capinn ascom unai014

capinn ascom unai015

capinn ascom unai016




top