Água já está chegando à torneira de 154 famílias de comunidades rurais unaienses; Nos próximos meses, outras 83 famílias serão atendidas no programa

As 237 famílias de comunidades rurais unaienses que participaram da primeira fase do Programa Água na Torneira serão totalmente contempladas. Dessas, 154 já podem “praticamente” comemorar a chegada da água em casa. Para outras 83 famílias, a empresa contratada fez a ligação da fonte de captação até as caixas d’água, faltado apenas construir a rede de distribuição para as casas.

As comunidades de Santa Marta (30 famílias atendidas), Barreirinho (40 famílias), Estrela Guia (setor 1 com 10 famílias e setor 2 com 17 famílias) e São Miguel (17 famílias atendidas) já estão recebendo água em casa. O sistema apenas passando por ajustes (como instalação de temporizador), para manter a estabilidade.

Eldorado dos Carajás (28 famílias atendidas) e Menino Jesus (12 famílias) estão com o sistema (captação, reservatório e distribuição) praticamente pronto, 95% da obra concluída, faltando a instalação elétrica da bomba.

Na comunidade de São Pedro Cipó, duas famílias já estão recebendo água em casa, mas falta interligar quatro outras unidades familiares ao sistema.

MAIS UMA REMESSA DE ATENDIDOS

Comunidades rurais de Brejinho, Campo Verde, Curral do Fogo e Florestan Fernandes já venceram a primeira etapa de instalação do sistema: construíram a rede de captação de água e instalação da caixa d’água. Fica faltando a instalação da rede de distribuição para as casas.

Nesses quatro assentamentos, 83 famílias aguardam a tão esperada e necessária chegada da água na torneira. Coisa que o coordenador do programa na Prefeitura de Unaí, Mariano de Jesus, estima para os próximos meses.

“Temos de calcular alguns imprevistos durante as obras, como quebra e manutenção de máquinas”, justifica o coordenador, que acompanha de perto a execução das instalações.

OUTRAS OITO COMUNIDADES AGUARDAM NOVA FASE DO PROGRAMA

Mariano explica que 19 comunidades rurais unaienses atenderam, em 2021, ao chamamento público do Programa Água na Torneira, cumpriram as exigências legais para ingressar no programa e foram selecionadas. As comunidades em situação mais crítica (algumas atendidas até com caminhões-pipa) foram primeiramente atendidas.

As oito selecionadas restantes aguardam a implementação da nova etapa do programa, ainda não oficializada pela Prefeitura, para entregar o mesmo tipo de trabalho e fazer a água jorrar na torneira de quem tem pouca, quase nenhuma, ou nenhuma água em casa. Isto é, ficam na dependência do poder público ou de favores, para garantir o mínimo.

aguatorn44 ascom unai001

aguatorn44 ascom unai002