Imprimir
Data: 14/02/2023

Seis dos 11 projetos (12 setores) de assentamentos rurais já estão com as redes de captação de água praticamente prontas. Para concluir a primeira fase (construção da rede de captação – tubos, conexões, motores/bombas, casa de máquinas – e instalação de reservatórios), a maioria dos PAs ainda aguarda a instalação elétrica, a colocação dos reservatórios sobre as bases (já construídas) e o enchimento das caixas/reservatórios de água.


Essa primeira fase é considerada a mais difícil, devido à complexidade de construção de uma rede de captação que busca a água no curso natural - ou no poço artesiano (como é o caso do PA Santa Marta) - e leva até as caixas de reservação (ou reservatórios). Por exemplo, no caso do PA Barreirinho, a rede ocupou uma extensão de 5 km entre o curso de água e os reservatórios.


O PA Barreirinho (a 104 km do Centro da cidade, quase nos limites de Unaí com Cabeceiras de Goiás, e onde serão beneficiadas 40 famílias) foi o primeiro a ter o serviço executado, e os reservatórios já estão cheios. Para iniciar a próxima fase do projeto (instalação da rede de distribuição de água para as unidades – do reservatório até cada casa), a Prefeitura já comprou os tubos e conexões, aguardando apenas a entrega.


Para essa fase, a PMU firmou parceria com as associações vinculadas a cada um dos assentamentos. A Prefeitura prepara os terrenos para receber a rede de distribuição, e as associações instalam os tubos conectando cada unidade familiar ao reservatório de água.


O programa Água na Torneira visa levar água para as comunidades rurais (destaque para os assentamentos) que, em tese, deveriam ser atendidos pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no que diz respeito à construção e manutenção da infraestrtutura desses espaços.


Com o Água na Torneira, ao invés de a PMU entregar água em caminhões-pipa (medida cara e sem resultados), como tem sido feito ao longo dos anos, vai levar um mínimo de dignidade às comunidades: água para uso e consumo humano, matar a sede dos animais e manter alguma horta plantada no “terreno”.


Mais informações sobre o Água na Torneira, programa da Prefeitura de Unaí, acessar links abaixo:

 

 

http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/index.php/secretarias/noticias/34-agricultura-industria-e-comercio/1810-projeto-agua-na-torneira-lancado-edital-de-licitacao-tomada-de-precos-para-selecionar-empresa-que-construira-redes-de-captacao-de-agua.html

 

 

http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/index.php/secretarias/noticias/34-agricultura-industria-e-comercio/1797-em-breve-agua-jorrara-por-torneiras-de-assentamentos-rurais-unaienses.html

 

natorneiraa 0001

natorneiraa 0002

natorneiraa 0003

natorneiraa 0004

natorneiraa 0005

natorneiraa 0006

 

top