Água na Torneira – Até meados de 2023 água chegará às primeiras casas do programa , que já construiu redes de captação em seis comunidades

Seis dos 11 projetos (12 setores) de assentamentos rurais já estão com as redes de captação de água praticamente prontas. Para concluir a primeira fase (construção da rede de captação – tubos, conexões, motores/bombas, casa de máquinas – e instalação de reservatórios), a maioria dos PAs ainda aguarda a instalação elétrica, a colocação dos reservatórios sobre as bases (já construídas) e o enchimento das caixas/reservatórios de água.

Essa primeira fase é considerada a mais difícil, devido à complexidade de construção de uma rede de captação que busca a água no curso natural - ou no poço artesiano (como é o caso do PA Santa Marta) - e leva até as caixas de reservação (ou reservatórios). Por exemplo, no caso do PA Barreirinho, a rede ocupou uma extensão de 5 km entre o curso de água e os reservatórios.

O PA Barreirinho (a 104 km do Centro da cidade, quase nos limites de Unaí com Cabeceiras de Goiás, e onde serão beneficiadas 40 famílias) foi o primeiro a ter o serviço executado, e os reservatórios já estão cheios. Para iniciar a próxima fase do projeto (instalação da rede de distribuição de água para as unidades – do reservatório até cada casa), a Prefeitura já comprou os tubos e conexões, aguardando apenas a entrega.

Para essa fase, a PMU firmou parceria com as associações vinculadas a cada um dos assentamentos. A Prefeitura prepara os terrenos para receber a rede de distribuição, e as associações instalam os tubos conectando cada unidade familiar ao reservatório de água.

O programa Água na Torneira visa levar água para as comunidades rurais (destaque para os assentamentos) que, em tese, deveriam ser atendidos pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no que diz respeito à construção e manutenção da infraestrtutura desses espaços.

Com o Água na Torneira, ao invés de a PMU entregar água em caminhões-pipa (medida cara e sem resultados), como tem sido feito ao longo dos anos, vai levar um mínimo de dignidade às comunidades: água para uso e consumo humano, matar a sede dos animais e manter alguma horta plantada no “terreno”.

Mais informações sobre o Água na Torneira, programa da Prefeitura de Unaí, acessar links abaixo:

natorneiraa 0001

natorneiraa 0002