Evento terá palestras e roda de conversa com médicas especialistas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Atenção Especializada (Ceae), promove, nesta sexta-feira, 9/10, a partir das 17 horas, no plenário da Câmara Municipal, o Encontro pela Saúde da Mulher, como parte das ações do Outubro Rosa.
O evento contará com palestras e roda de conversa com médicos ginecologistas/obstetras (Gabriel Rodrigo e Luísa de Oliveira), com a médica mastologista Kamila Azevedo e a enfermeira/coordenadora do Ceae Simone Monteiro, que abordarão temas relacionados à prevenção, ao autocuidado e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação e conscientizar as mulheres sobre a importância dos cuidados preventivos e do acompanhamento regular da saúde.
Durante o encontro, também serão apresentadas orientações sobre fatores de risco, sinais e sintomas, e a importância da realização dos exames recomendados pelos profissionais de saúde.
Prevenção e diagnóstico precoce
O câncer de mama está entre os tipos de câncer mais frequentes entre as mulheres em todo o mundo. Somente no ano passado, matou mais de 21 mil mulheres no Brasil. Porém, quando identificado precocemente, as chances de cura podem ultrapassar 95%, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico em tempo oportuno.
O autocuidado também é fundamental: conhecer o próprio corpo permite que a mulher perceba possíveis alterações e procure atendimento de saúde quando necessário. No entanto, o autoexame não substitui os exames de imagem e o acompanhamento médico, que devem ser realizados de acordo com as orientações dos profissionais de saúde.
Imagem: Internet

